Inclusão digital é uma das ações do governo Humanizar e Desenvolver de Conceição do Jacuípe. Por conta disso, o CDC (Centro Digital da Cidadania) é um projeto que existe há cerca de sete anos no município, promovido pelo Governo do Estado com o imprescindível apoio da administração municipal.
O estado contribui com os equipamentos e prefeitura apoia com mão de obra, espaço, funcionários, rede de internet e toda a parte operacional do projeto.
Utilizando os serviços do CDC há dois anos, o estudante Geovane Santos do Rosário, de 14 anos, que reside na Travessa 1, no Guedes, diz que usa o centro para fazer pesquisas, "surfar" pelas mídias sociais e "interagir com as pessoas".
"O melhor é que a gente que não tem computador em casa, economiza dinheiro, pois não precisamos ir para lan house. O CDC facilita tudo e me ajuda nos estudos", lembra o estudante Andresson Junior, de 15 anos, morador também do Guedes.
São quatro CDCs em Conceição do Jacuipe, os mesmos funcionam na Praça Benjamin Costa, Rua Chile, Prefeitura e na Escola da Pindoba. Lá, são ministrados cursos de informática básica, palestras sobre drogas, curso de capacitacão em informática inclusive com os professores.
"O aluno só pode acessar no horário oposto a escola e não acessa com farda colegial. Quem estuda pela manhã, só acessa a tarde. Isso é pra evitar que o jovem deixe de estudar pra estar na internet. Há um cadastro prévio e não permitimos sites maliciosos, nem jogos de luta", diz Cristiana Marinho dos Santos, de 27 anos , gestora do Centro de Informática do Município e responsável pela coordenação dos 4 centros. "O restante é tudo liberado para que o aluno desfrute de todo o leque de possibilidades e oportunidades que a web oferece", lembra a gestora.