Tecnologia

APPLE INICIA VENDA DO iPAD2 E ABESTALHADOS FAZEM FILAS NOS EUA

VIDE
| 12/03/2011 às 07:12
 
Foto: AP

Russo festeja por ser o primeiro a comprar novo tablet da Apple


A versão atualizada do tablet iPad da Apple começou a ser vendida nas lojas na tarde desta sexta, depois que os pedidos online começaram nas primeiras horas da manhã.

A companhia Cupertino abriu as vendas online do iPad 2 às 4 da manhã, horário local (6h em Brasília), bem antes de ficarem disponíveis nas lojas da Costa Leste às 5 da tarde (19h em Brasília). Eles começaram a ser vendidos em todo os Estados Unidos na mesma hora, no horário local.


Depois do seu lançamento nos EUA, o iPad 2 será lançado no dia 25 de março em 26 outros mercados, incluindo México, Nova Zelândia, Espanha e outros países europeus.

Quando a versão original foi à venda em abril, a Apple afirmou que foram vendidos mais de 300 mil no primeiro dia. No final, as vendas foram de 15 milhões nos primeiros nove meses, incluindo 7,3 milhões em vendas de Natal, no trimestre de outubro a dezembro.


Em relação à versão original, o novo modelo do iPad vem com a mesma faixa de preço - US$499 a US$829 -, dependendo da capacidade de memória e se ele pode se conectar à internet via uma rede de telefonia celular - minando os esforços dos rivais em quebrar o domínio da Apple no emergente mercado dos tablets.

O iPad 2 se parece muito com o primeiro, mas com uma estrutura mais leve e curvada. Entre as mudanças estão a inclusão de câmeras para videoconferência, uma na frente e uma atrás.

Com o iPad original, a Apple provou que há um grande mercado para um tablet que é menos que um notebook e mais que um smartphone, e que também pode realizar muitas das mesmas tarefas. Concorrentes como a Dell e a Samsung vêm tentando convencer os consumidores com tablets menores, mas sem muito sucesso. Em fevereiro, o Xoom da Motorola foi à venda com uma nova versão do software Android, da Google, desenvolvido especialmente para tablets e não para smartphones.

Para enfatizar a importância do iPad da Apple, o CEO da empresa Steve Jobs voltou de uma licença médica mais cedo este mês para revelar a nova versão para blogueiros e fanáticos pela Apple. Jobs, 56, anunciou em janeiro que ele tiraria uma terceira licença para se focar em sua saúde. Na última década, ele sobreviveu a uma rara, mas curável forma de câncer no pâncreas e foi submetido a um transplante de fígado.