vIDE
Empresa B. Brau
Foto:
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) retornou nesta sexta-feira (18) de Barcelona, na Espanha, onde participou do GSMA Mobile Word Congress 2011, com a convicção de que a tecnologia móvel pode ser uma aliada no combate às desigualdades sociais. "É uma realidade no mundo inteiro o uso de soluções que podem ser aplicadas e desenvolvidas nas áreas da agricultura, saúde, educação, segurança. O que temos à frente é o desafio de utilizar essa tecnologia para melhorar a vida das pessoas", diz Pinheiro, que também aproveitou a visita para abrir diálogo com empresas que têm perfil para atuar no Parque Tecnológico de Salvador.
Segundo o senador, uma das empresas que visitou (foto), a B. Braun - multinacional de origem alemã que desenvolve produtos farmacêuticos, equipamentos médicos e cirúrgicos - em breve enviará representantes para a Bahia a fim de conhecer o parque tecnológico, cuja implantação contou com o apoio de Pinheiro desde o mandato de deputado federal.
Usar a tecnologia para avançar no social, levando serviços e benefícios: Esse foi o foco do senador durante a discussão dos painéis do congresso de tecnologia móvel. Na área de medicina, Pinheiro quer discutir com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, temas como telemedicina, integração de hospitais e regulação. Na área da economia, viu que sua proposta de
bancarização através da tecnologia móvel - ou seja, promover a inclusão bancária de milhões de brasileiros através do uso do celular - é o debate do momento no mundo; sobre esse tema, ele discutiu com representantes da RIM Blackberry e da Fundação Bill Gates, por exemplo.
O senador também conheceu o sistema de chamada emergencial 112, que reúne em um único prefixo os atendimentos de saúde, policial, bombeiro e defesa civil da Espanha, e
quer discutir a implantação do serviço no Brasil. Outro ponto de interesse de Pinheiro na Espanha foi conhecer a gestão e operação em infraestrutura portuária e de aeroportos e sua relação com o turismo e a geração de postos de trabalho.
Considerado um especialista na área, Pinheiro encarou o GSMA Mobile Word Congress 2011 como uma oportunidade de contribuir com o debate sobre os avanços e as perspectivas das comunicações no Brasil, particularmente o programa para a universalização da banda larga. Para ele, a tecnologia da informação é um poderoso catalisador no século XXI para a promoção do aprimoramento dos sistemas educacionais e de saúde pública, da paz social, da redução da pobreza e da miséria.