"A Bahia está sediando o desenvolvimento do primeiro carro global da Ford no Brasil. Completamente renovado, o novo Ecosport está sendo gestado no centro de desenvolvimento da montadora, em Camaçari, e será produzido em outros quatro países e comercializado em diversos mercados mundiais. Não estamos só montando veículos, mas também criando produtos globais", comemora o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA).
Relator da Lei Federal 9440/97, que criou o regime automotivo especial com uma série de incentivos fiscais para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, facilitando a instalação de montadoras fora do eixo Sul/Sudeste, Aleluia destaca que a notícia dada pelo presidente mundial da Ford, Allan Mullaly, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (14/01), premia todos aqueles que empreenderam esforços para a instalação da montadora na Bahia em 1999.
"Na ocasião, o atual governador Jaques Wagner e seus correligionários petistas ficaram contra a vinda da Ford para a Bahia. Fomos nós, eu, o senador ACM, o então governador Cesar Borges e toda a bancada do PFL baiano, que lutamos até o fim pela implantação de um pólo automotivo na Bahia", relembra o parlamentar democrata.
Aleluia observa que, recentemente, já na gestão do governador Jaques Wagner, quando foi renovado o prazo do regime automotivo especial através de Medida Provisória pelo ex-presidente Lula, ele e os senadores Cesar Borges e ACM Jr. não mediram esforços para agilizar o processo no Congresso Nacional, permitindo novos investimentos da Ford na fábrica baiana.
"Ao contrário de Jaques Wagner, que, quando teve oportunidade de lutar pela Bahia e trabalhar pela atração da nova fábrica da Fiat para nosso estado, preferiu cruzar os braços e deixar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, jogar solto e levar o empreendimento pra lá, eu tenho marcado minha carreira política na defesa dos interesses baianos", afirma Aleluia, que conclui seu quinto mandato de deputado federal no próximo dia 31.