Tecnologia

OI ACOLHE RECOMENDAÇÕES PROCON PARA DIMINUIR PREJUIZOS CONSUMIDORES

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| 24/12/2010 às 11:28
Ainda há muita fumaça no ar entre as relações do consumidor e OI
Foto: A TARDE
Acolhendo às recomendações feitas pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da
Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, os dirigentes da Oi anunciaram as
medidas que estão sendo adotadas para atender aos consumidores que ficaram
impossibilitados de utilizar os serviços de telecomunicações, devido ao
incêndio na central da operadora do bairro do Itaigara. A manutenção de
todos os bônus promocionais dos consumidores e descontos proporcionais por
causa dos dias em que os serviços ficaram indisponíveis foram algumas das
medidas anunciadas, em reunião realizada nesta quinta-feira (23), na sede
do Procon.

Os serviços de telefonia móvel deverão ser normalizados a partir de hoje.
Para os consumidores que tinham linhas de telefone fixo vinculados
diretamente à central de atendimento do Itaigara, a Oi está
disponibilizando aparelhos de telefonia fixa com chip até que os serviços
sejam integralmente restabelecidos. O mesmo será feito para os
consumidores do velox, que poderão acessar a internet através de
mini-modens 3G. Como forma de compensar o transtorno causado aos
consumidores, a Oi assumiu ainda o compromisso de disponibilizar estes
serviços gratuitamente, no limite do consumo médio dos últimos três meses,
enquanto a situação não estiver normalizada.

"Trocando em miúdos, se um consumidor pagou R$ 110,00 de telefone fixo em
setembro, R$ 100,00 em outubro e R$ 90,00 em novembro, resultando em um
consumo médio de R$ 100,00, as ligações locais que ele vier a fazer
através do aparelho disponibilizado pela Oi não serão cobradas, desde que
dentro do limite deste valor. O que ultrapassar o consumo médio será de
responsabilidade do consumidor, com tarifação igual a que é cobrada
normalmente no fixo”, explicou a superintendente do Procon-BA, Cristiana
Santos.

Também ficou ajustado que a Oi irá buscar meios para melhorar o processo
de comunicação com os consumidores que, na avaliação do Procon-BA, precisa
ser aprimorado. Para Cristiana Santos, com estas medidas a Oi demonstra
interesse e boa vontade em resolver, voluntariamente, os transtornos
causados pelo incêndio. “Estaremos acompanhando atentamente a
implementação destas ações e voltaremos a convocar a Oi sempre que for
necessário para que tudo o que está sendo acordado seja cumprido de forma
rápida e satisfatória para o consumidor baiano”, disse.

Outras ações poderão ser solicitadas pelo Procon-BA à operadora, caso
novas demandas venham a surgir.

Entenda o Caso

A pane nos serviços da operadora começou no último dia 21, por causa do
incêndio ocorrido na Central do bairro do Itaigara. As linhas ligadas à
central ficaram indisponíveis e, devido a sobrecarga das outras centrais
da empresa, outras linhas também pararam de funcionar. As causas do
incêndio ainda estão sendo analisadas. De acordo com informações da
operadora, 23 mil linhas ainda estão indisponíveis.