A Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria de Educação (SEDUC) e do Programa do Giz à Internet, vem realizando pesquisas e estudos para criar estratégias de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nas escolas regulares. Nesta sexta feora (26), será inaugurado às 9h, no Espaço do Saber, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas do município, que vai atender crianças da instituição e da comunidade. Segundo a prefeita Nita de Oliveira, o objetivo é criar estratégias e ações que facilitem a inclusão a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação.
A SEDUC possui um levantamento de todas as pessoas portadoras de necessidades especiais que residem em Madre de Deus. E de acordo com a coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, professora Erí Santana, o objetivo das pesquisas é estruturar as escolas e a cidade para garantir a igualdade de acesso às tecnologias da informação a todos os habitantes e criar estratégias e prioridades nas ações de inclusão.
Os resultados iniciais do levantamento favoreceram a Criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas; a inclusão de LIBRAS como segunda língua no currículo do Ensino fundamental I e II; reestruturação arquitetônica dos laboratórios de informática existentes e a formação de um grupo de pesquisa multidisciplinar. Participam desse grupo representantes de Educação, Saúde, Assistência Social, Obras, da Câmara de Vereadores, da comunidade e de pessoas especiais e seus familiares, que acompanham as ações para aplicação das Leis de Acessibilidade e Direitos Humanos e os seus resultados.
Para a secretária, Mamara Ribeiro, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas mostra o cuidado e o respeito da administração municipal com os portadores de necessidades educacionais. O Espaço do Saber foi preparado para atender às crianças especiais de Madre de Deus e localidades próximas. Alem de educação, elas têm acesso a tratamentos terapêuticos. A equipe de profissionais é composta de fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, pedagogas, professores de arte e Libra, educação infantil e educação física.