veja
Adilson Baptista da Saltur falou dos programas e projetos de turismo
Foto: BJÁ
Durante mesa redonda promovida pela Faculdade Visconde de Cairu em debate sobre marketing de cidades, sustentabilidade, esportivo, político e do consumidor, o jornalista Tasso Franco, diretor do Bahia Já, disse na noite desta quarta feira, 24, que o marketing político é um mercado novo de trabalho no Brasil e deve ser visto com boa perspectivas para os alunos dos cursos de comunicação, marketing e propaganda e administração com marketing.
Para Franco, o marketing político da forma como se apresenta hoje no país está completando apenas 24 anos de existência, é uma cultura nova e em permanente transformação, inovadora a cada eleição, e que precisar ser praticado não só na época de eleições. "O político antenado deve cultivas as práticas do marketing associados ao jornalismo durante os 4 anos de seus mandatos", frisou.
Segundo o jornalista, quem pensa e age diferente fazendo marketing apenas de político Copa do Mundo, aquele que só dá as caras de 4 em 4 anos, perde espaços para seus competidores. Além disso, o diretor do BJÁ, comentou que o meio web está mexendo com as práticas políticas e quem não se ligar na rede (internet) vai ficar a ver navios.
"É a lógica dos tempos atuais. Quem descuidar perderá espaços e quando abir os olhos os adversários (e até correligionários) já conquistaram seguidores. Estamos diante de uma nova linguagem e ainda bem que a maioria dos políticos está acompanhando e praticando" advertiu Franco lembrando que dos 63 atuais deputados da Assembleia Legislativa da Bahia, 99% têm páginas digitais e participaram de redes sociais e de informação.
MESA REDONDA
O debate na Visconde de Cairu foi organizadao pela turma do 7º Semestre de Administração com Marketing, matéria da professora Rosilene Cruz, de Propaganda e Publicidade. Com a presença do diretor da Cairu, Antonio Carrera Trigo, participaram do encontro Rodrigo Martins Cintra, Gestor de Projetos da Copa do Mundo em Salvador; Adilson Batista, da Saltur; e o professor Fernando Lopes.
Na opinião de Rodrigo Martins Cintra, a Copa do Mundo 2014 será de fundamental importância para Salvador, para melhoria da qualidade de vida da população, e deve ser vista e organizada por toda sociedade. Ele mostrou o trabalho que vem sendo feito pelas equipes da Prefeitura e destacou os papéis de controle, transparência e cumprimento de prazos para êxito do evento.
Já Adilson Baptista, da Saltur, diz que no marketing de cidades o importante é trabalhar em conjunto com todos segmentos governamentais, e sobretudo com o trade turístico, porque há uma interdependência entre eles para que as coisas aconteçam. Segundo Baptista apagou-se o tempo do sol, praia e sexo. Agora é a vez do meio ambiente, emoção e educação.
Em sua fala sobre Direito e Marketing, o professor Fernando Lopes mostrou exemplos de produtos que são vendidos aos consumidores sem respeitar a legislação brasileira de direitos do consumidor. Citou casos da Lacta, do achocalatado Alpino, e de equipamentos de ginásticas que são vendidos sem as especificações técnicas adequadas.
Lopes diz que é precisa ficar atento as práticas das propagandas enganosas e outras e, além de protestarem, os consumidores devem requerer seus direitos legais.