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BANCO DO BRASIL CONQUISTA TOP OF MIND COM MARCA MAIS LEMBRADA

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| 27/10/2010 às 10:34
O Banco do Brasil é o vencedor do prêmio Top of Mind como a marca mais
lembrada pela população brasileira entre as instituições financeiras. O
resultado foi divulgado ontem (26/10), em São Paulo. O prêmio tem 20 anos e
durante todo este período, o Banco do Brasil manteve a posição de marca
mais citada pelos entrevistados. Neste ano, o BB além de manter a posição
conquistada, também aumentou a distância em relação ao segundo colocado.

Para o diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, Armando
Medeiros, a lembrança da marca Banco do Brasil se explica, principalmente,
pela capilaridade do BB, que está presente em 4.334 municípios
brasileiros. Depois da aquisição da Nossa Caixa, a atuação do Banco do
Brasil também se intensificou em São Paulo. Além disso, o BB tem duzentos e
dois anos e sua marca, apesar das pequenas mudanças que sofreu ao longo dos
anos, existe desde 1968. "A sucessão de gerações que a conheceram, e de
experiências com a marca certamente a fortalecem", conclui o diretor.

No ano passado, a expansão do crédito fez o BB ampliar sua participação no
mercado e levou ao lucro recorde de R$ 10 bilhões. Num ano de crise
econômica mundial, o BB expandiu suas operações de crédito em mais de 35%,
enquanto as outras instituições bancárias retraíram a oferta. Esses fatos
repercutiram na imprensa e colocaram o BB como agente estratégico na
formação do cenário econômico. A campanha publicitária desenvolvida em
torno do resultado do Banco, ajudou a reforçar a percepção do papel social
do BB. Com o slogan "É do Brasil", a proposta foi reforçar o atributo de
brasilidade e posicionar o BB como um agente importante no desenvolvimento
do País.

Esporte e Cultura - Os investimentos do Banco do Brasil em esporte e
cultura contribuem para reforçar a percepção de marca da Empresa. A
política de patrocínio do Banco do Brasil abrange especialmente algumas
modalidades esportivas e projetos que acontecem em seus três centros
culturais. Mas o BB patrocina muitos outros eventos que garantem
visibilidade permanente para a Instituição.

No esporte, o BB patrocina o vôlei brasileiro, de forma sistemática, desde
1991, quando deu início ao patrocínio às seleções brasileiras de vôlei e
foi criado o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia.

Atualmente, o BB patrocina as seleções brasileiras de vôlei de quadra,
feminino e masculino (adulto, juvenil e infanto-juvenil), o Circuito Banco
do Brasil Vôlei de Praia, ciclismo, seleções brasileiras de futsal, e
atletas individuais, como Guga (tênis), Robert Scheidt e Bruno Prada
(iatismo) entre outros. No ano passado, o BB investiu R$ 54,9 milhões em
patrocínios e promoções esportivas.

Na cultura, o Banco do Brasil concentra seus investimentos no patrocínio e
gerenciamento dos Centros Culturais instalados nas cidades de Brasília, Rio
de Janeiro e São Paulo. No ano de 2009, os Centros Culturais realizaram 196
projetos culturais, desdobrados em 963 eventos. O BB investiu R$ 32 milhões
na programação. O público nas três unidades chegou a quase 4 milhões de
pessoas.

Além dos eventos realizados nas sedes dos CCBBs, o Banco do Brasil
promoveu, o CCBB Itinerante, com o intuito de levar cultura e lazer a
várias capitais e importantes cidades do país, democratizando a cultura e
revelando novos talentos regionais. Foram realizados 116 eventos, que
passaram por 17 cidades, nas áreas de música, teatro, literatura, cinema e
vídeo, dança e exposições.