Tecnologia

UNIVERSO ABRE SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TENOLOGIA NA BAHIA

vide
| 17/10/2010 às 12:06

Um simulador de voo profissional, uma célula gigantesca que mostra as funções das organelas celulares, um cinema científico, experiências de eletricidade interativa. Estas são algumas das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, maior evento de popularização das ciências, que acontece de 18 a 22 de outubro, com a sede principal na Universo (av. ACM, 2728).


Ali vão estar reunidos mais de 40 expositores, entre centros de pesquisa, universidades e associações que vão mostrar o que a Bahia tem feito na área de ciência e tecnologia. A ideia é atrair os mais jovens e despertar neles o interesse pelo tema. As atividades são abertas e gratuitas. A expectativa é de que 1.500 estudantes passem pelo local todos os dias. Os parceiros do evento também contaram com incentivo da Fapesb, a Fundação de Amparo à Pesquisa, que disponibilizou R$ 150 mil através de um edital.


Coordenada na Bahia pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Semana Nacional de C&T foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O tema da Semana este ano é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.


Robótica na seleção de lixo reciclável – Através de uma lógica de programação, com conhecimentos de eletrônica digital e analógica vai ser apresentado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a utilização de braços robóticos manipuladores e robôs móveis que vão fazer o trabalho na seleção de latas e recipientes plásticos. Na apresentação, os braços manipuladores vão disponibilizar os materiais e os robôs móveis vão selecioná-los de forma que o uso da tecnologia incentive a coleta de lixo reciclado minimizando seus impactos no meio ambiente.


Simulador de voo –  Um simulador de voo profissional usado no treinamento de alunos de pilotagem vai permitir que os visitantes saibam como funciona a operação de uma aeronave. Ele simula perfeitamente até voos transatlânticos, com cenários gerados em um telão.


Célula Gigante –  Com 8 metros de diâmetro, essa vai ser uma atividade para a visualização tridimensional dos elementos constitutivos da célula, bem como demonstrar a possibilidade de utilização de material reciclado para a sua confecção, tornando-se um produto derivado da união entre a ciência, arte e sustentabilidade.


Laboratório Itinerante –  Quem comparecer na SNCT vai encontrar um ônibus em que no seu interior  tem um laboratório equipado com bancada, microscópios, centrífuga, pia,geladeiras. Na frente do ônibus têm 10 poltronas, um monitor e DVD permitindo a formação de grupos para exibição e discussão de filmes científicos.


Mago Ciência – Um personagem vestigo de mago, com jaleco de cientista vai demonstrar alguns truques que aos poucos vão sendo desvendados como conhecimentos científicos.


Microjardins -  Durante a SNCT vai ser exposto plantas cultivadas em vidro mantidas em diversas formas de recipientes. Na confecção dos “microjardins” serão utilizadas diferentes espécies de bromélias, cactos e orquídeas em um mesmo recipiente. O objetivo é popularizar as técnicas de cultura de tecidos vegetais, bem como divulgar este produto inovador.


Eficiência Energética – Este projeto é voltado para sensibilizar os alunos e a comunidade sobre as vantagens do uso da energia elétrica com foco ambiental, social e econômico. Neste trabalho vai haver  palestras, doação de lâmpadas durante as apresentações e o contato da teoria (palestra) e prática (maquetes), incentivando as pessoas no que tangue à economia de energia através das lâmpadas florescentes.


Onda Elétrica –  Uma jornada interativa com experimentos na área de física e elétrica. O objetivo é fazer com que o público reconheça a presença da engenharia elétrica no seu cotidiano. O público-alvo é voltado para alunos do ensino fundamental e médio, para que se sintam motivados a participar de atividades científicas e a aprimorar seus estudos no ambiente acadêmico. Entre as experiências estão uma bicicleta que gera energia; um carrinho que vai seguir uma trilha na mesa; uma casa automatizada controlada pelo computador.


CineScience – Uma série de produções áudio visuais vão ser expostas durante a Semana Nacional de C&T. O CineScience vai possibilitar de forma acessível e atraente que os conhecimentos científicos sejam popularizados. Diferente dos sistemas acadêmicos clássicos durante o festival de cinema vai ser mostrado um trabalho artístico na sua forma e cientifico no seu conteúdo. Cada sessão vai ter duração de 20 minutos, sendo dividas em seis sessões no turno matutino e seis pelo vespertino