Tecnologia

CAMAÇARI FAZ PRÉ-LANÇAMENTO DO MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

vide
| 25/09/2010 às 15:30
Performance no pré-lançamento do Unica
Foto: Agnaldo Silva

O pré-lançamento do Museu de Ciência e Tecnologia, denominado Universo da Criança e do Adolescente (Unica), em Camaçari, coloca o Município na era da Ciência e da Tecnologia. O evento, realizado ontem (24/09), na Cidade do Saber, foi direcionado à comunidade acadêmica e científico-tecnológica, que ficou surpresa com a grandeza do mais novo equipamento educativo-recreativo da cidade.

"O Unica vai criar uma nova agenda cultural no Município", disse emocionado o prefeito Luiz Caetano, que ressaltou a importância de ter no Município o único museu de Ciência e Tecnologia da Bahia. No entendimento da diretora geral da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, o novo espaço coloca Camaçari mais uma vez em evidência no cenário nacional. "Isso é resultado de muito esforço e dedicação", revela.


Além de diretores, coordenadores e professores da rede pública e privada do Município, a cerimônia contou também com participação dos alunos da escola Normal de Camaçari, que aproveitaram para conhecer cada um dos 38 experimentos espalhados entre as alas de Eletricidade e Magnetismo, Óptica e Ondas, e Mecânica e Energia. São 300 metros quadrados de muita magia e conhecimento.


É o que confirmam as estudantes do 9º ano, Laíla Melo e Michele Santos, que se divertiram muito na ala de Mecânica com o experimento Girotec. "Amamos o espaço. Com certeza vamos aproveitar cada experimento e por em prática tudo o que aprendemos em sala de aula", afirmam.


Para o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, o Museu vai reforçar o programa pedagógico do Município, que trabalha com ações interdisciplinares. "Precisamos cada vez mais de espaços lúdicos como este, que despertem o interesse dos jovens pelo conhecimento", ressalta.

O Unica será aberto à visitação pública na segunda quinzena de outubro. Até lá, apenas professores e alunos, da rede pública e privada, e da Cidade do Saber, terão acesso à visitação.


O Museu deverá receber cerca de 90 pessoas por dia, 45 por turno, divididos em três grupos, que se revezarão nas três alas do local. A visita deve durar, em média, duas horas. Para envolver os visitantes será feito um acolhimento na parte térrea do espaço com exibições de vídeos educativos e apresentação de uma breve peça teatral.