Tecnologia

BAHIA POSSUI AGORA PORTAL SOBRE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Vide
| 04/06/2010 às 14:22

Sistematizar e divulgar conhecimentos sobre álcool e outras substâncias, facilitando e democratizando o acesso dessas informações para a população é o que propõe o Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas, lançado nesta quarta-feira (02), pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) da Universidade Federal da Bahia.

Trata-se de um espaço permanente de discussão capaz de disponibilizar de modo sistemático e crítico os diversos tipos de informações relacionados ao consumo de substâncias psicoativas, que poderão ser acessadas através do portal Cetad Observa, no endereço eletrônico http://www.cetadobserva.ufba.br/.

A proposta é criar uma rede de coleta de informações envolvendo colaboradores de diversas instituições e municípios do Estado da Bahia. De acordo com o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida, o portal será um espaço de estudos que vai transformar dados sobre substâncias psicoativas em informação de credibilidade, com apoio dos profissionais envolvidos nessa temática que poderão socializar conhecimentos, a partir de fóruns e chats disponíveis no portal.

O observatório vai também elaborar relatórios e boletins periódicos, disponibilizar informações relativas à rede de atenção (saúde, assistência social, justiça e outras que venham a ser identificadas) e oferecer espaço de formação para estudantes de nível superior através de programas de estágios curriculares. Os internautas também serão incentivados a alimentar o portal, através do item "Você no Observa", conhecer as políticas e legislação, além de uma biblioteca com uma série de pesquisas, textos acadêmicos, teses e dissertações relacionadas ao tema.

Essa é uma das ações apoiadas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), na perspectiva de integrar esforços para o enfrentamento ao uso de drogas, segundo Denise Tourino, Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH) da Secretaria.

Denise Tourinho também destacou o protagonismo do Estado em relação à essa problemática, através do Conselho Estadual de Entorpecentes, da parceria com a Associação Baiana de Apoio a Prevenção, Terapia, Estudo e Pesquisa do Abuso de Drogas (ABAPEQ) na manutenção do Cetad e implementação do Cetad Observa, além da coordenação do Plano Operativo Tripartite do Programa Federal "Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência", que visa o enfrentamento, a prevenção ao uso abusivo de drogas e a redução da violência nos municípios de Salvador, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas.

Para o coordenador Geral do Cetad, Antonio Nery Filho, o lançamento do portal representa um marco nos 25 anos de existência do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas. "A ideia de um observatório sobre drogas faz parte de um projeto antigo em minha vida", destacou ele, ressaltando ainda que o portal vai ajudar a subsidiar o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID) com informações sobre o que acontece no Estado da Bahia, diminuindo as distancias entre os estados no que diz respeito aos assuntos relativos às drogas e outras substancias.

Também estavam presentes no lançamento, o coordenador Estadual de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Iordan Gurgel, a pró-reitora de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana, Maria Helena Besnosik, entre outras autoridades.