Tecnologia

ÔNIBUS DIGITAL DE FEIRA ATENDE NO ESPAÇO CULTURAL MARCOS MORAES

vide
| 29/04/2010 às 13:16

Desde que foi inaugurada, a Escola Itinerante de Informática, o Ônibus Digital, permanece em atividade contínua, levando Internet gratuita para os diversos bairros de Feira de Santana. Desde terça-feira (27), quem passou pelo Espaço de Cultura Arte e Lazer Marcos Moraes teve a oportunidade de conhecer e usufruir da estrutura do equipamento gratuitamente.


Raphael  Oliveira, 19 anos, morador do centro da cidade foi o primeiro a chegar no ônibus nesta quinta-feira (29) e ao  conhecer o veículo se demonstrou encantado com o que viu. "Eu adorei demais. Tem muitas crianças que vão aprender o que é o mundo lá fora, através da Internet, pesquisas em sites e trabalhos escolares. Sites proibidos são bloqueados, o que é importante, porque não só adultos usam, mas também as crianças" destacou.


O instrutor Wesley Moreira relatou que comparecimento de pessoas nos dias em que o ônibus está no centro tem sido bom, porém nos bairros chega o número é impressionante. Isso porque, segundo ele, tem mais escolas e, consequentemente, uma quantidade maior de crianças, público principal. "O bom de estar no centro é que ajuda a divulgar ainda mais", acredita.


Micael Victor dos Santos, oito anos, é morador do bairro Feira X, mas como a mãe trabalha no centro, costuma acompanhá-la  para usar os computadores da praça de alimentação, que  assim como o ônibus fazem parte do programa "Feira Cidade Digital". Ao ver a novidade no Espaço Marcos Moraes, vizinho da praça, não perdeu a oportunidade. "O ônibus é muito legal. Tem os computadores e ar condicionado", disse.


O diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, informou que na próxima semana os intrutores do ônibus vão passar por treinamento para poderem dar aplicar o programa "Alfabetização Digital", através de programas fornecidos pela Microsoft. Em seguida, o ônibus vai seguir um cronograma de dias de visitação a bairros e distritos.


César Orrico explica que, conforme sugero o nome do programa, o curso que deve ter a duração de uma semana vai fornecer ao público noções básicas de computação, a exemplo do conhecimento do computador, programas, uso da Internet e noção sobre segurança e privacidade. Ao final será feito um teste de avaliação do aprendizado e a entrega de um certificado.


"Primeiro vamos deixar a criança brincar um pouquinho, para que ela criar o hábito. Se no primeiro dia já iniciarmos com o curso podemos afastá-la. A medida em que ela é cativada, podemos ensiná-la sem que perceba", frisa. Na sexta-feira (30) o ônibus vai estar na Escola Municipal Pai e Mãe no bairro Feira VI.