Tecnologia

SALVADOR INICIA INSTALAÇÃO DA CIDADE DIGITAL EM TRÊS DE SUAS PRAÇAS

Antes tarde do que nunca
| 29/03/2010 às 15:28

Salvador chega aos 461 anos e entra na era digital. A Prefeitura Municipal lança hoje o Portal do Cidadão e o Projeto Internet Wireless nas Praças, às 17 horas, no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores, na Praça Municipal.


Com o novo Portal do Cidadão (http://www.salvador.ba.gov.br/), a população ganha uma ferramenta que agiliza o acesso a serviços e informações da prefeitura pela internet, e permite uma comunicação direta dos cidadãos com os gestores municipais. Associado ao portal, que reúne todos os serviços e informações municipais, está o sistema de relacionamento com o cidadão.


"A ferramenta possibilita que cada reclamação, sugestão ou elogio seja encaminhado ao departamento responsável para ser tomada a devida providência e, posteriormente, dada a respectiva satisfação ao cidadão,", explica o ouvidor-geral do município Valdenor Cardoso.


Nenhum cidadão que acessar o Portal para reclamar de problemas com algum serviço municipal ficará sem resposta. Além dos moradores da cidade, o sistema colabora com a administração pública, possibilitando que tome conhecimento do que precisa fazer para oferecer um melhor serviço à população.


RELACIONAMENTP

"O sistema de relacionamento com o cidadão é multicanal. Os contatos podem ser feitos também pelo telefone, ou presencialmente nas sedes do Siga", informa  Nailton Lantyer Filho, presidente da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), empresa da prefeitura, responsável pelo desenvolvimento do projeto.


Outra novidade para comemorar os 461 anos de Salvador é a possibilidade que a população, a partir de hoje (29/03), tem de acessar gratuitamente à internet sem fio em três praças da cidade: Praça Municipal, no Centro, Praça João Martins, em Paripe e Praça Regina Guimarães, na Fazenda Grande III-Cajazeiras.


A iniciativa integra o Projeto Internet Wireless nas Praças, também desenvolvido pela Cogel. Ao longo do ano, o serviço gratuito de internet sem fio será levado a outras praças da cidade. "Nossa ideia é promover a inclusão digital com foco nas comunidades carentes", afirma Nailton Lantyer Filho.