Tecnologia

TJ INSTALA ACESSO ELETRÔNICO E ADVOGADOS PRECISAM DE CARTÃO-MESTRE

vide
| 01/02/2010 às 18:00
Sistema é testado desde esta segunda e vale na quarta, quando inaugura
Foto: ACS TJ

Começaram a funcionar nesta segunda no Tribunal de Justiça e anexo e no antigo prédio do Ipraj, em caráter experimental e com bons resultados, os equipamentos do Sistema Integrado de Controle de Acesso e Vigilância, antecipando a inauguração, marcada para quarta-feira (3).

O funcionamento hoje, explicaram os técnicos, foi para testes e orientação dos servidores e demais pessoas sobre os procedimentos de acesso aos prédios. Os mesmos equipamentos estão instalados também no Fórum Ruy Barbosa e anexo e no Fórum Criminal e devem ser inaugurados em breve.

Os servidores apresentaram o crachá funcional - os que ainda não dispõem da identificação devem providenciá-la, porque será indispensável a identificação na portaria a partir da quarta-feira. O crachá também deve ser apresentado para acesso ao estacionamento do prédio anexo (sede do Ipraj), para que os controladores das guaritas abram as cancelas.

A partir de hoje, a entrada de veículos para os estacionamentos só será permitida a funcionários: o condutor que trabalha no TJ e anexo deverá parar o veículo na cancela de acesso e utilizar o crachá para liberar a passagem.

Advogados, prestadores de serviço e usuários devem se identificar na portaria principal para terem a entrada liberada, após a passagem de um cartão-mestre na catraca. Os prestadores de serviço serão identificados por nome em lista e, posteriormente, receberão crachá próprio. Está sendo confeccionado crachá de visitantes, que deverá ser usado enquanto a pessoa estiver nas dependências do TJ e devolvido na saída.

O Sistema Integrado de Controle de Acesso e Vigilância Eletrônica (Sincave) será inaugurado na quarta-feira e é destinado a preservar o patrimônio público e garantir a integridade física das pessoas que utilizam os serviços ou trabalham nas dependências do Poder Judiciário.

O sistema está empregando recursos tecnológicos epessoal especialmente treinado em portaria e monitoramento. A equipe que vai trabalhar já foi capacitada, encontrando-se apta ao atendimento do público.

Os equipamentos são utilizados de forma integrada tais como portais detectores de metais, detector de metais portáteis, catracas eletrônicas(para pedestres),cancelas eletrônicas (para veículos), circuito fechado de televisão, fechaduras com acionamento biométrico e esteiras de inspeção por raio X.