Aos 67, o pioneiro velejador baiano [de origem ucraniana] vai dar a sua quarta volta ao redor do globo - viagem esta que fora planejada minuciosamente por ele durante os últimos seis anos. A novidade é que dessa vez Aleixo não viaja sozinho. Belov construiu um veleiro-escola, batizado de Fraternidade, especialmente, para dividir a sua longa experiência no mar com jovens brasileiros, dispostos a encarar esta aventura pelos oceanos.
No dia 16.01 o navegador, engenheiro de obras marítimas e escritor, vai partir da capital baiana, com esposa, uma filha e um filho, dois cineastas, que irão fazer o registro da viagem, e um grupo de seis jovens brasileiros, rumo ao Caribe, Panamá, Polinésia Francesa no Oceano Pacífico.
Série Diário de Bordo - como o próprio nome já antecipa, o programa vai mostrar a rotina de seguidos desafios em alto mar enfrentados pela tripulação, durante os 20 meses que compõem a viagem pelos mares do planeta.
O Fraternidade vai funcionar como um barco-escola e a produção de um programa de TV, em plena viagem, será um desses laboratórios. Jovens de diversos estados brasileiros, integram a equipe do veleiro, cuja proposta é justamente esse intercâmbio de informações. A volta ao mundo será dividida em 3 etapas, em cada uma delas Aleixo irá contemplar cinco jovens selecionados.
Cartão Verde Bahia Especial - Antes da estréia da série, duas edições do Cartão Verde Bahia trazem conteúdo especial sobre a aventura de Belov. No último domingo, dia 10.01, foi ao ar uma entrevista com Aleixo revelando todos os detalhes deste projeto no veleiro. No próximo fim de semana, dia 17.01, o programa da TVE exibe uma cobertura completa da partida do Fraternidade.