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ALEIXO BELOV VOLTA AO MAR PARA SUA 4ª VOLTA AO MUNDO COM ESTUDANTES

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| 03/12/2009 às 21:19
O velho marinheiro e o grupo de jovens que participarão da viagem em volta do mundo
Foto: DIVULGAÇÃO
Aos 67, velejador baiano de origem ucraniana, vai dar a 4ª volta ao mundo. Dessa vez ele não viaja sozinho. Belov construiu um Veleiro Escola, batizado de "Fraternidade", especialmente, para dividir a sua longa experiência no mar com jovens brasileiros, dispostos a encarar esta aventura pelos oceanos.

No dia 16 de janeiro de 2010, o navegador, engenheiro de obras marítimas e escritor Aleixo Belov, vai partir de Salvador, com esposa, uma filha e um filho, dois cineastas, que irão fazer o registro da viagem, e um grupo de seis - escolhidos entre mais de cem candidatos -, rumo ao Caribe, Panamá, Polinésia Francesa no Oceano Pacífico, a bordo do "Fraternidade".


Ao saberem da seleção pela internet, mais de cem jovens de todo o país enviaram currículos se candidatando a acompanhar Belov e equipe nesta jornada no Veleiro Escola Fraternidade, que está na Bahia Marina de Salvador, até dia 10 de dezembro, voltando então para o estaleiro da Belov Engenharia em Mapele, para pintar o fundo e dar os últimos retoques antes de sair. A Belov Engenharia Ltda construiu o veleiro e é a proprietária do barco.


Pioneirismo 

Em 1982, sob o comando de Aleixo Belov, o "Três Marias" foi o primeiro veleiro de bandeira brasileira a dar a volta ao mudo em solitário. Em 1986 e 2001, Aleixo manteve seu pioneirismo ao completar a segunda e terceira voltas ao planeta, sempre sozinho.


Agora, para a sua quarta expedição ao redor do globo, ele construiu um novo barco: um veleiro de 21,50 metros de comprimento, que levará 10 tripulantes, entre engenheiros, oceanógrafos, biólogos, cineastas, mergulhadores, velejadores, operários e outros. No auge dos seus 67 anos de idade, o velejador está com tudo pronto para zarpar novamente.


Foram cinco anos construindo, mais um ano ajustando o "Fraternidade", a mais nova menina dos olhos de Belov, que resolveu realizar o sonho de compartilhar sua experiência com outras pessoas e fazer um balanço da sua vida no mar. "Eu fui muito feliz no mar, queria apresentar essa felicidade para outras pessoas e, principalmente, aos jovens do Brasil", explica o mestre.


"Assim como fizeram comigo quando eu tinha 16 anos, darei um óculos de mergulho para cada tripulante. Um óculos simples de mergulho mudou a minha vida, hoje tudo meu está ligado ao mar", revela.


O Fraternidade - O barco está dividido em duas partes onde cada lado tem 6 beliches. O salão principal com 19 assentos une os dois lados. Por bombordo ficará alojado Aleixo Belov, alguns membros da família ou amigos mais íntimos, instrutores e eventualmente sócios da Belov Engenharia Ltda., proprietários da embarcação. Por boreste ficarão pessoas totalmente desconhecidas recrutadas nas regiões mais distantes do país. Como nenhum dos tripulantes jamais deu uma volta ao mundo, todos, de um e outro lado, serão alunos. O barco ainda conta com três banheiros com tanques de retenção, cozinha com fogão a gás e elétrico, casa de máquinas, casa de comando e um canto para informática.


Dados técnicos 

O Fraternidade é um veleiro com o casco construído em aço carbono e o convés em aço inox, com as seguintes características: Comprimento 21,50m, Boca 6,70m, Calado com a quilha retrátil de 13,00t suspensa 2,00m, calado com a quilha retrátil arriada 5,00m. Deslocamento leve 50,00t, com 10,00t de água e 8,00t de diesel. Dois mastros de 22,00m e 17,50m. Dois motores Yanmar de 125 hp cada. Dois lemes com comandos de cabo de aço, hidráulico e de fortuna.


Tem dois GPS, dois ploters, dois pilotos automáticos, dois radares, duas bússolas magnéticas, uma bússola de satélite, um Merveille, um Meteoman, um AIS, indicadores de leme e vento e vários outros equipamentos. Tem 3  anteparas na proa, para em caso de colisão. Duas balsas salva-vidas, dois infláveis, dois motores de popa e dois caiaques de fibra. Tem 4 ancoras, sendo a principal de 150 kg, 150m de corrente de 16mm e 400m de cabo de nylon. Entre outros acessórios, um gerador diesel de 8KVA, dois geradores eólicos, painéis solares, compressor e demais equipamentos de mergulho, além de um compressor de encher garrafas.


A Tripulação 

Segundo Belov, sempre existiram candidatos, mas, depois que o seu amigo Hélio Viana colocou no seu blog e na revista Náutica que estavam recrutando para esta viagem, apareceram mais de 100 pessoas só na primeira semana, e não parou por aí.


"Isto complicou a seleção, mas mesmo assim escolhi 16 pessoas das regiões mais distantes do país para conhecer o Fraternidade e fazer uma entrevista. Passamos um fim de semana juntos, todos alojados a bordo, navegamos um pouco e nos conhecemos". Destes foram selecionados os que irão nas três ou quatro etapas do projeto: de janeiro a julho, depois os de julho a dezembro, outros de janeiro a julho, e assim por diante. Segundo Belov, "os que se adaptarem bem ou estiverem aprendendo mais poderão fazer vários trechos".


Rotas de Viagem 

Como o objetivo é ser uma viajem educativa a bordo de um veleiro escola, para passar adiante o que aprendeu, Belov dará preferência às rotas por ele conhecidas e passando nos melhores lugares descobertos durante as sua três voltas ao mundo.


Rota 1: Mar do Caribe, Panamá, Equador, Galápagos, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, e então poderá descer pelo Índico Sul para a costa da África, Madagascar, Durban, contornar o Cabo da Boa Esperança, Cape Town, Santa Helena e depois Brasil.


Rota 2: Começa igual a Rota 1, e a partir da Indonésia subir para o Índico Norte, Sirilanca, Índia, Golfo Pérsico, Aden e tentar chegar ao Mar Vermelho contornando a Somália (cheia de piratas), Sudão, Egito, Canal de Suez, Chipre, Istambul na Turquia, Mar Negro, Odessa na Ucrânia, voltar ao Mar Mediterrâneo, Grécia, Itália, Tunísia, Espanha, Ilhas Baleares, Gibraltar, Ilhas da costa da África e Brasil.


Livros publicados - Aleixo transformou seus diários de bordo, pensamentos e registros, durante as suas viagens pelo mundo, em cinco livros publicados, que relatam suas experiências no mar. São eles:


A Volta ao Mundo em Solitário, sobre a primeira volta ao mundo, 327 páginas; Em Busca do Oriente, primeira parte da segunda volta ao mundo, trecho de Salvador até a Índia, 314 páginas; Em Busca das Raízes, segunda parte da segunda volta ao mundo, trecho entre a Índia e a União Soviética, 196 páginas; A Caminho de Casa, terceira parte da segunda volta ao mundo, trecho entre a União Soviética e Salvador, 172 páginas; Terceira Volta ao Mundo do Veleiro Três Marias, relata a terceira volta ao mundo, 392 páginas. (Todos os livros podem ser encontrados na Edições Marítimas, no Rio de janeiro ou pelo telefone: (021) 2233-3275/3025)