Crianças e adolescentes internas da Associação Casa de Apoio e a comunidade do bairro Sapoti, em Porto Seguro, passaram a contar neste sábado com um novo Centro Digital de Cidadania (CDC). Com esta nova unidade, Porto Seguro passa a contar com três CDCs em funcionamento, ampliando o acesso da população à Internet e recursos de informática.
O CDC foi inaugurado pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, que destacou a importância da inclusão digital na educação, trabalho, lazer e no acesso à informação. O CDC contribui para a formação dos jovens assistidos pela associação e das pessoas do bairro para o mercado de trabalho, disse.
Os Centros Digitais da Cidadania são disponibilizados por meio do programa Cidadania Digital, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afrodescendentes e indígenas. Segundo a coordenadora executiva do Programa, Rúbia Carvalho, a Bahia já conta com cerca de 900 CDCs em funcionamento e novas unidades estão sendo entregues em diversos municípios. Em Porto Seguro, um novo centro será entregue ainda este ano, na escola Pedro Álvares Cabral, anunciou Rúbia.
Considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil, o programa está em amplo crescimento e até o final deste ano contará com mais de mil CDCs, em todos os 417 municípios baianos. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços.