Durante a palestra, César Orrico vai apresentar o projeto Feira Cidade Digital e o Sistema de Saúde Digital, acompanhado do prefeito Tarcízio Pimenta e do secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana. Será detalhada toda a estrutura do programa Feira Cidade Digital, com a oferta de Internet gratuita em todo o município de Feira de Santana, além da informatização da rede de saúde pública municipal com a implantação do programa Saúde Digital.
A comitiva do Governo Municipal está no Espírito Santo desde o início da noite de segunda-feira (23). Na manhã desta terça (24), visitou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social daquele estado, conhecendo especificamente a central de informações e monitoramento do órgão. Ela funciona promovendo uma articulação integrada entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal de Vitória e o Corpo de Bombeiros.
"Não há nada de muito complexo, mas sim uma modernidade tecnológica digna de um país desenvolvido", comentou o prefeito Tarcízio Pimenta.
A central de informações e monitoramento tem permitido à Secretaria de Segurança Pública agilidade e eficiência no combate à criminalidade. Há um protocolo mundial recomendando que uma radiopatrulha leve, no máximo, 10 minutos para chegar onde foi solicitada, porém no Espírito Santo esse tempo foi reduzido para 8 minutos.
Mercado promissor
para construção civil
O setor que mais criou emprego em Feira de Santana, de janeiro a outubro deste ano, foi o de construção civil, com 449 novas vagas. Este é um dos principais motivos que levou uma turma de 170 pessoas a fazer o I Curso Profissionalizante Para Instalador Hidráulico (encanador), no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, no bairro Aviário, e no bairro Parque Lagoa Subaé.
O saldo de novos postos de trabalho no ano, em Feira de Santana, é de 4.947 vagas, o que representa um aumento de 6,54%. Depois do setor de construção civil, a área que mais empregou foi a indústria de transformação, com 444 vagas, e no segmento de prestação de serviço foram 144 vagas. O mês de outubro registrou 3.667 contratações no geral, contra 2.313 demissões.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Amanco (empresa multinacional fabricante de tubos e conexões), através da Regional Nordeste.
Para o agente de vigilância e aluno do curso, Pablo Carvalho, 30 anos, a perspectiva na área é grande, mas ele ressalta que as empresas devem oferecer mais oportunidade para estágios, dispensando experiência. "O mercado profissional de Feira tem mais oportunidade nesta área. Procurei o curso para me aperfeiçoar e sei que o emprego é certo", disse.
Também aluna do curso, Claudiana de Jesus, 36 anos, considera muito mais fácil obter um emprego nesta área. "O mercado está abrindo mais vagas e dando oportunidade. Minha expectativa é de ser uma boa instaladora e me empregar porque não estou trabalhando", afirma.
Diferente dos colegas, o auxiliar de produção João Batista, 29 anos, optou pela área para executar serviços próprios e adquirir conhecimento. "O setor de instalação hidráulica é promissor e nos promete boas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso fiz a escolha", declara.
O curso tem carga horário de 100 horas, o que corresponde a um mês e uma semana de duração. As aulas começaram no dia 26 de outubro e terminam no dia 27 de novembro, e acontecem das 8 horas às 11h40, de segunda-feira a sexta-feira.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Artur Andrade, outras novas turmas com igual número de participantes têm possibilidades de ainda serem formadas este ano em bairros de Feira de Santana