Os trabalhadores desempregados ou aqueles que estão à procura de uma vaga no mercado de trabalho vão poder fazer o cadastramento junto ao SIMM - Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra, a partir de qualquer computador conectado à internet, sem precisar se deslocar até um dos quatro postos existentes em Salvador. O cadastramento, atualmente, é oferecido apenas nos postos do SIMM.
Isso será possível a partir da implantação de um novo sistema de atendimento, nomeado de SIGAE WEB, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com a Prefeitura de Salvador. A capital baiana será a segunda cidade do País a implantar o projeto piloto. A primeira foi Contagem, em Minas Gerais.
Para a implantação do novo sistema, que possibilitará ao cidadão consultar e candidatar-se às vagas disponíveis de emprego através do cadastramento via internet, os quatro postos do SIMM permanecerão fechados entre os dias 13 e 16 de outubro, voltando às suas atividades normais no dia 19 de outubro.
Para os empregadores, o sistema possibilitará, também, o cadastro de vagas disponíveis em sua instituição, a consulta a currículos de candidatos e a convocação para seleção, o registro do resultado de seleção de candidatos, bem como o acompanhamento do processo de seleção para as suas vagas.
Segundo a gerente do SIMM, Hildenizia Chagas, além da possibilidade de fazer o cadastramento a partir de casa ou de uma lan house, com a vantagem de não perder tempo no deslocamento e em gastos com transporte, o serviço continuará sendo prestado nos postos. "Isso não impede o trabalhador de utilizar os serviços nos postos como já vem fazendo normalmente", esclarece. Ela destaca, ainda, que os postos contarão, a partir do dia 19, de computadores disponíveis para o autoatendimento.