Vide
Sistema digital de marcação de consultas e outros já instalado em 5 unidades de saúde
Foto: ACM
A Prefeitura de Feira de Santana está organizando a implantação da primeira planta integrada de E-Governo com um Serviço de Atendimento ao Cidadão estilo SAC Eletron. Ou seja, será oferecida uma Cesta de Serviços (retirada de alguns documentos básicos da Prefeitura) sem a necessidade do cidadão deslocar-se até os órgãos municipais operando tudo via on-line.
"O modelo SAC tradicional tende a acabar na forma como existe atualmente", diz o prefeito Tarcízio Pimenta, acrescentando que o cidadão está mais exigente, com maior acesso às informações, já se utiliza de alguns procedimentos dessa natureza via on-line (Receita Federal, bancos, venda de produtos, etc) e terá esse serviços de competência da Prefeitura, gratuitamente.
O SAC Eletron poderá permitir a emissão de todas as guias municipais, licenças, taxas, impostos e outros serviços essenciais à população (matrícula escolar, atendimento de marcação de procedimentos nos postos de saúde, etc) sem que o cidadão precise ir, de imediato à um órgão municipal.
Hoje, em 5 unidades de saúde da Prefeitura de Feira (3 policlínias 24 horas e duas unidades normais) a Secretaria de Saúde já controla a vida dos seus pacientes com um prontuário eletrônico que permite acompanhar todos os seus passos.
A rede Alvarion do Feira Digital vai permitir, também, o monitoramento de semáforos do trânsito inclusive sabendo quais aqueles que precisam trocar lâmpadas e estão funcionando normalmente, sem que haja a necessidade de uma equipe ir ao local verificar os primeiros procedimentos, veículos com placas suspeitas que rodam na cidade e até a aplicação de multas para quem dirige com pneus carecas.
PARQUE DO SABER
Quando for instalada a banda larga no bairro do São João, onde está situado o Parque o Saber, 7º do mundo e único existente na Bahia, será possível a alunos da UEFS acompanhar cirurgias via online, numa verdadeira aula ao vivo.
O sistema também permitirá que o prefeito acompanhe de seu gabinete uma série de procedimentos que estão acontecendo no município, tudo via on-line. O prontuário dos pacientes e atendimento nas unidades de saúde, por exemplo, estão interligados a um banco de dados que tem software único, e permite esse acompanhamento tanto pelo prefeito como pelo secretário de Saúde.
E mais, para um paciente que seja idoso e não posse se deslocar de sua residência, um técnico da Prefeitura (ou profissional de saúde, auxiliar de enfermagem) pode conectar um laptop diretamente com um médico numa Policlínia e este indicar os procedimentos adequados àquele paciente. Seria assim, um serviço móvel de atendimento ao cidadão na saúde.