Junto com Maria e Nilson, que lançam seus livros na terça seguinte, 1º de setembro, das 17h às 22h na vizinha livraria Tom do Saber, estará presente o poeta e escritor Claudius Portugal, responsável pela coleção Cartas Bahianas, uma iniciativa da P55 Edições que está demonstrando que é possível desenvolver uma linha editorial na Bahia: lançado em janeiro, o selo editorial chega aos dez títulos de autores baianos em seu portfólio, incluindo nomes como Aninha Franco, Renata Belmonte e Adelice Souza.
A lista de convidados para o encontro inclui blogueiros de todas as idades e perfis. O caráter diversificado da blogosfera está presente também nas características do material produzido: desde as telegráficas mensagens do Twitter até os blogs que enveredam por gêneros como a crônica, a poesia, a prosa literária e as análises críticas.
Outro destaque do encontro é a possibilidade de falar on-line com blogueiros de outras cidades e países que não poderão comparecer pessoalmente, mas vão se conectar on-line com os notebooks instalados na Piola. Os convidados vão também navegar pelo hotblog http://mariaenilsonmil.wordpress.com/, criado por um grupo de blogueiros especialmente para marcar o lançamento do dia 1º de setembro. A página reúne as biografias dos autores, textos extraídos dos respectivos livros, leituras de textos, entrevistas postadas no youtube e um canal para reservas on-line, que a duas semanas do lançamento já registra nada menos que 134 pedidos.
Os autores
Escritora e fotógrafa - com imagens que ilustram livros e capas de discos de gente como Aninha Franco, Mabel Velloso e Jussara Silveira - Maria Guimarães Sampaio lança o seu terceiro livro, "Continhos para cão dormir", uma seleção de contos publicados inicialmente de forma artesanal e distibuída entre os amigos e que depois ganhou as páginas da internet (http://continhosparacaodormir.blogspot.com/). Os outros dois títulos - "Estrela de Ana Brasila" e "Rosália Roseiral" - saíram pela Record. Apesar da experiência anterior, ela diz que a rede criada em torno dos "Continhos..." na internet transformou o lançamento numa "coisa inteiramente nova". "Deu certo essa invenção de fazer o casamento do correio nagô, uma coisa extremamente baiana, com a internet; é a modernidade baiana!", brinca Maria, que em 2008 foi contemplada com o prêmio Talentos da Maturidade.
Já para o jornalista Nilson Galvão, a publicação do livro Caixa Preta inaugura a sua produção em "livro de verdade, de papel". Há dois anos e meio, no entanto, seus poemas podem ser lidos no endereço http://nilsonpedro.wordpress.com/. "No meu caso, o livro é a materialização dessa experiência mágica, o blog, onde a minha proposta, desde o começo, é publicar os poemas direto na internet, à medida que são feitos", revela o escritor, para quem a interface virtual funciona como uma extensão das páginas dos velhos bloquinhos onde costuma escrever seus poemas.