Com informações do Portal IG
Rei Inamoto destaca importância do consumidor
Foto: IG
A tecnologia e a criação do chamado mundo digital mudaram o mercado publicitário e a internet desponta como um segmento em potencial crescimento para o setor. Essa foi a opinião em comum na terceira edição do iG Digital Day, organizado pelo Portal IG em são Paulo, nesta terça-feira, 28.
O encontro reuniu nomes de destaque de agências de propaganda e executivos de marketing, mídia e criação de grandes empresas. Na abertura do evento, o presidente do iG, Paulo Narcélio, destacou que a
internet é um mercado em expansão para o segmento publicitário no País e que "o 3° iG Digital Day é uma oportunidade para apresentar novas tendências mundiais".
Consumidor no poder Divulgação |
|
|
Rei Inamoto, diretor global de criação da AKQA, afirmou durante o evento que o advento do mundo digital mudou de mãos o poder no mercado de publicidade. Segundo Inamoto, hoje, o
consumidor é quem controla as marcas. "Há dez anos, eram as marcas que controlavam os consumidores. Hoje, esse poder mudou de mãos. São os consumidores que dominam as marcas. Eles são os próprios criadores", afirmou, destacando que os consumidores estão no centro de uma infinidade de informações, que faz com que ele seja senhor das decisões. "Os consumidores estão se tornando mídia, com o Facebook, Twitter, o próprio celular. As pessoas estão se tornando seus próprios outlets de
mídia", completou.
Volta às origens Divulgação |
|
Fernanda durante palestra |
Para Fernanda Romano, diretora criativa global da Euro RSCG, existe hoje um novo modelo de construção de marca. Segundo ela, o
mercado voltou à origem após o processo de industrialização e voltou a ter uma identidade "regionalizada e personificada". "A gente voltou à origem. Tudo voltou a ser local. O Google é meu amigo, o atendimento da O2 fala comigo no Twitter, a Dell me dá barganhas no Twitter, a opinião do blogueiro é mais importante que a do Wall Street Journal", explicou. "Hoje, o meu cartão de visita é o meu Twitter. Antes era o meu email. As pessoas se apresentam assim. É mais fácil saber o email que o telefone de alguém", completou. "Se o mundo mudou, o branding também tinha de mudar, não?", questionou. Fernanda destacou ainda a mudança na geografia atual em um mundo com internet.
"A geografia era separar o mundo em países e blocos. Claro que o país ainda é importante, mas hoje o país é muito mais definido pelo dinheiro e empresas que formam esse país. Hoje, o Bill Gates é muito mais poderoso que o Barack Obama, por exemplo", afirmou.
Tecnologia da informação Divulgação |
|
Sardenberg no iG Digital Day |
O jornalista Carlos Alberto Sardenberg destacou que a
tecnologia da informação tem um papel fundamental no desempenho da economia global. Durante sua apresentação, o jornalista defendeu que a tecnologia da informação "foi responsável pelas grandes mudanças que ocorreram na economia."
Sardenberg traçou um panorama da economia no cenário pré e pós crise e destacou o forte crescimento da economia mundial no início do século 21. Segundo ele, a tecnologia da informação teve papel central na divulgação de informações e serviços para a expansão econômica. "Quando veio a crise, a mesma tecnologia que espalhava informação para o mundo inteiro, também espalhou a crise com a mesma velocidade que a expansão anterior do mercado", ponderou.