Tecnologia

BAHIA RECEBE PRIMEIRO ALTERNATE REALITY GAME REALIZADO NO NORDESTE

Vide
| 15/07/2009 às 11:31

Você já ouviu falar em ARG? Um Alternate Reality Game (ARG) é um tipo de jogo que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo às novas mídias, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa. Os ARGs são caracterizados por envolver os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, a resolver os desafios e a interagir com as personagens do jogo.


Salvador foi a primeira capital nas regiões Norte e Nordeste a realizar, do início ao fim, um ARG, chamado "A Fórmula do Conhecimento". O jogo começou quando a jovem Beatriz Salermo chegou à cidade procurando ajuda para encontrar seu avô desaparecido e resgatar uma fórmula secreta que ele estava à procura.


A primeira ação aconteceu durante o Seminário Ciber.comunica 4.0, promovido pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), onde Beatriz Salermo, personagem principal do jogo, aproveitou o encontro para pedir ajuda aos estudantes e pesquisadores presentes.


Na segunda fase, o jogo utilizou ferramentas como vídeos postados no You Tube, uma comunidade no site de relacionamentos Orkut - que reuniu mais de 100 pessoas - além de pistas em blogs, utilizando códigos (QR Code) e senhas, e até sites como http://www.querofazeroqueamo.com.br/, da UNIJORGE, realizadora do jogo.


INOVAÇÃO

"Somos uma instituição de ensino superior, com uma identidade marcada pela busca da inovação, que está sempre atenta às novas formas de comunicação. A UNIJORGE também busca sempre se aproximar do seu público e, neste sentido, os games estão na vanguarda no mundo acadêmico, com muitas pesquisas e investimentos, despertando a atenção dos jovens", explica Lila Lopes, diretora Operações e Expansão da UNIJORGE.    


Luiz Adolfo Andrade, puppetmaster do ARG - profissional de designer do jogo - avalia que a iniciativa "teve uma boa repercussão e o trabalho correu sem grandes problemas".  "Para mim, especialmente, foi muito importante ter criado o primeiro ARG totalmente ambientado e realizado no Nordeste, afirma Luiz, que já roteirizou outros games pelo país e é doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Além da realização na Internet, o jogo também promoveu encontros e disputas entre os jogadores em pontos turísticos de Salvador (chamados lives), como o Terreiro de Jesus, o Forte de São Diogo e o Porto da Barra.


Nesses encontros presenciais, o game contou com o reforço de atores locais, que representavam os principais personagens do jogo. Maria Bela, Alice Cunha e Felipe Benevides foram os artistas convidados.

   

"Os ARGs são devedores da ideia de convergência midiática, que traduz as transformações culturais pelas quais a sociedade contemporânea vem passando. O ARG força seus jogadores a buscar conteúdo e informações em diversos tipos de mídias e ambientes. Outra característica importante é fazer os jogadores visitarem lugares da cidade em busca de pistas para solução dos enigmas do jogo", explica Luiz.


NÙMEROS - Foram criados vídeos, álbuns de fotos, comunidades virtuais, que geraram grande movimentação. No You Tube, os vídeos relacionados ao ARG tiveram mais de 1.200 acessos, em cinco semanas de competição.


Na comunidade criada pelos jogadores no site Orkut, um fórum reuniu 271 entradas e mais de 26.000 mensagens trocadas em 5 semanas. Além disso,  o ARG foi seguido por 60 pessoas no Twitter.


ARG PELO BRASIL - Grandes corporações no Brasil já realizaram ARGs, sendo os mais conhecidos os da McDonald's, Vivo, MTV Brasil, Superinteressante e Guaraná Antártica.


"Investimos sempre em todos os meios disponíveis hoje em dia, como o Twitter, o Orkut e o Flickr. Queremos que as pessoas se sintam próximas da UNIJORGE, e a comunicação é a melhor forma de isso acontecer", avalia Gabriela Tourinho, gerente de Marketing da UNIJORGE.


Além de serem usados para promover um produto ou uma ação de comunicação, os ARGs contribuem para o aperfeiçoamento de novas tecnologias e ferramentas online e para transmitir mensagens positivas aos jogadores.


Mais do que divertir os participantes, o ARG criado pela UNIJORGE teve como objetivo difundir um conceito trabalhado pela instituição, que é mostrar que não existe fórmula para o conhecimento, mas a construção do conhecimento é uma busca constante.


A HISTÓRIA 

A Fórmula do Conhecimento teve início com um segredo de família que começou a ser pesquisado por um estudante de medicina - Diógenes Salermo - para impressionar uma paixão de universidade. Dezenas de anos mais tarde, um cientista- Helio Bonfim - resolveu dar prosseguimento aos trabalhos, mas foi ameaçado e resolveu fugir.


A sua sobrinha-neta - Beatriz Salermo - vem até Salvador disposta a resgatar este segredo de família, evitando que ele caia em mãos erradas. Uma legião de internautas se dispõe a ajudá-la a encontrar a Fórmula do Conhecimento, descobrindo seus elementos. Porém, descobrem que a principal aliada da moça é do "time" dos bandidos - uma empresa de EAD chamada Anaconda. O chefe da Anaconda é um ex-assistente do professor Helio quer roubar a fórmula para se vingar.


Após desvendarem uma série de enigmas e pistas, finalmente, eles conseguiram resgatar a fórmula, entregar Erika Vegas à polícia e quebrar a rede criminosa. Passando a Fórmula do Conhecimento para Beatriz Salermo, que devolverá a sua família, mantendo o segredo guardado.