Um exemplo prático das vantagens dessa categoria de software foi relatada pelo gerente da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil, Jeferson Adriano Martins. "Temos hoje 65 mil estações de trabalho e 97 mil terminais de auto-atendimento com softwares livres, além de mais de cinco mil funcionários que os utilizam", relatou Martins. Com isso, a economia com licenciamento e otimização de recursos de hardware chega a R$ 80 milhões.
Na Bahia, os softwares livres estão sendo adotados e disseminados pelo Governo do Estado em várias frentes. Uma delas é o programa de inclusão digital, que disponibiliza os softwares livres nos Centros Digitais de Cidadania (CDCs), presentes em mais de 400 municípios baianos. "Hoje temos mais de 700 CDCs em funcionamento e ainda este ano vamos ultrapassar a marca de mil unidades, todos com computadores equipados com softwares livres", relatou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira.
Outra iniciativa do Governo da Bahia é o sistema operacional Mangaba, um software livre criado a partir do Linux/Ubuntu. Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão de Software da Prodeb, William Bugaring, o sistema operacional foi adaptado às necessidades do Governo do Estado. O software contém navegador web, aplicativos de escritório BrOffice (editor de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides, banco de dados e editor de imagem), programa de gravação de CD/DVD, reprodutor de som e vídeo, suporte para plugins de áudio e vídeo, manipulador de imagens, além do virtualizador.