Tecnologia

DIRETOR DA LINUX INTERNACIONAL FALA SOBRE SOFTWARE NA UNIJORGE

vide
| 28/05/2009 às 12:51

A UNIJORGE traz Jon "Maddog" Hall para falar sobre software livre e código aberto

Jon "Maddog" Hall é o diretor-presidente da Linux International, empresa norte-americana desenvolvedora do sistema operacional Linux.

    Hall é um dos maiores disseminadores do conceito da tecnologia Open Source (código aberto), que se refere aos softwares livres. Esse é o tema da conferência internacional que será realizada hoje, dia 28 de maio, às 21h, no Auditório Zélia Gattai.


O evento é uma iniciativa da coordenação da Graduação Tecnológica em Redes de Computadores do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Na conferência intitulada "Free and Open Source in Education: A Path for The Future", Hall abordará a relação entre os softwares Open Source e a educação.


Para ele, os programas de código livre permitem ao usuário aprender não apenas a utilizar essas ferramentas, como também a aprender como funcionam e como podem ser empregadas para outros fins e necessidades. Neste contexto, é importante a utilização dos softwares livres em universidades, tanto em atividades ligadas à ciência da computação, como em outras áreas, ampliando o acesso ao desenvolvimento tecnológico.


Jon "Maddog" está em Salvador por ocasião do III ENSL (Encontro Nordestino de Software Livre) e do IV Festival Software Livre da Bahia, organizados pelo professor da UNIJORGE, Alexandro Silva. Os eventos acontecerão conjuntamente nos dias 29 e 30 de maio, na UNEB. Para saber mais sobre a programação, acesse o site http://wiki.softwarelivre.org/Festival4.


Com uma carreira de mais de 30 anos, Jon "Maddog" Hall foi programador, desenhista e administrador de sistemas, gerente de produtos, gerente técnico de marketing e educador. Trabalhou em companhias como a Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems. É formado pelo Hartford State Technical College, Merrimack College e Daniel Webster College.