"A procura é intensa. Os turistas estrangeiros cada vez mais desejam aprender o português para se virar melhor no país, e em grande parte, nas visitas à Bahia. Por isso, os cursos podem começar à distância, através do site da nossa empresa, formulados para os objetivos específicos de cada aluno, podendo ter aulas presenciais, na época em que este já estiver em Salvador", completa.
Aquela velha forma de comunicação, como fazer mímicas, gaguejar e, sobretudo arrumar substituições de palavras do inglês ou espanhol para o português já perderam há muito tempo lugar para a fluência. Uma das práticas mais festejadas é a imersão do aluno no português, individualizando o ensino para aqueles que já não vêm há muito ao Brasil. Um outro diferencial é o suporte intercultural: os cursos agora não somente tratam da língua, mas também da cultura, costumes e maneira de ser do país estudado.
"Estudar um idioma é refletir sobre formas de pensar muitas vezes completamente diferentes da sua. Se um curso não leva isso em conta e não busca apresentar aos alunos que as estruturas e os vocabulários novos refletem uma outra visão de mundo, o aluno pode até aprender as palavras e formar frases, mas vai cometer gafes e causar muito mal entendido", afirma.
BSUCAR INFORMAÇÕES
O professor, que desenvolve cursos para executivos que vêm morar no Brasil e estudantes que precisam prestar o exame oficial de proficiência em português, o CELPE-Bras, ainda ressalta que a vivência no idioma é o que permite trafegar por ele com facilidade. "Daí porque quanto mais oportunidades de usar, mais efetivo será o aprendizado. É por isso que deixamos claro para os alunos que simplesmente freqüentar aulas não é suficiente. É necessário buscar informações constantemente", continua.
Outra questão fundamental que acaba impactando no resultado final do aprendizado é o ritmo. Aqueles que interrompem o curso com freqüência, devido às viagens de trabalho, acabam se distanciando do foco. Mas, para estes as escolas oferecem aulas on-line, com isso, o aluno pode praticar de qualquer lugar.
O curso
Com método próprio, a empresa desenvolveu uma ferramenta de web onde o aluno e o professor acessam o site da empresa www.qualifylc.com.br/ e podem se ver, ouvir e escrever. "A ferramenta é própria da Qualify e permite que haja privacidade e concentração completa", afirma Sergio. O diferencial é a atenção a cada caso/ aluno em particular.
"Oferecemos não somente o curso, mas uma solução, orientando o aluno sobre formas de aprender mais e melhor, acelerando o seu progresso", completa.
Esse respeito à individualidade tem como resultado uma constante motivação. O aluno que se sente massificado perde logo a motivação e pode até desistir. "Nos cursos on-line mantemos a mesma lógica, orientando sempre o aluno sobre como estudar e alcançar resultados rápidos e efetivos", resume.