Uma empresa de software poderia ter perdido aproximadamente $600.000 (Seiscentos milhões de dólares por causa de uma aplicação para IPhone que a Apple tem ignorado por seis meses.
Eric Thomas, CEO do Freedom Voice Systems, comenta sobre o ocorrido: "Nós seguimos todas as diretrizes estabelecidas pela Apple em todo o processo de desenvolvimento e nunca recebemos nenhum comentário da Apple sobre o aplicativo."
Com mais de 25.000 de aplicações disponíveis, a loja de aplicativos para IPhone chamada IPhone App Store(http://www.apple.com/iphone/appstore/) tem atraído milhares de programadores que desejam ficar ricos com seus aplicativos.No entanto há um ponto negativo para a loja.
Além dos desenvolvedores cujos aplicativos são rejeitados sem razões aparentes, os aplicativos que são aprovados deixam os desenvolvedores na dúvida de quando a Apple estaria lançando o produto, levando-os a adivinhar quando o aplicativo apareceria na loja.
Apesar da Apple afirmar que 96% das aplicações apresentadas são aprovadas, a empresa vem recebendo críticas quanto à má comunicação com os desenvolvedores. E como é ruim a comunicação para desenvolvedores, é pior para empresas que sofrem maiores conseqüências como a Freedom Voice.
Eric Thomas ainda explicou que mesmo sem aprovação a empresa ainda teria que arcar com os custos de comercialização como por exemplo, marketing .
O aplicativo desenvolvido pela Freedom Voice seria o Newber, que efetivamente disponibilizaria para o IPhone uma segunda linha telefônica e poderia ser utilizado para deslocar chamadas entre dispositivos.
O aplicativo funcionaria mais ou menos assim: Você está chegando em casa quando recebe uma chamada no IPhone. Ainda com essa chamada ativa, ao chegar em casa você poderia com o Newber transferir essa chamada para o telefone da sua residência com apenas um toque de tela.
A Freedom Voice estava pretendendo cobrar uma taxa mensal de 5 dólares mensais para o uso do serviço.