Tecnologia

UNIFACS APRESENTA PESQUISA EM CUBA SOBRE POLUIÇÃO EM SANTO AMARO

Vide
| 10/03/2009 às 17:08

Fruto de um trabalho de parceria entre a Universidade de Campinas (Unicamp-SP) e a Universidade Salvador (Unifacs-BA) , a pesquisa "Recuperação de Áreas Contaminadas por Resíduos Tóxicos em Santo Amaro da Purificação" será apresentada durante a 3ª Convenção Cubana de Ciências da Terra.

A pesquisa vem sendo desenvolvida desde janeiro de 2008. Entre suas vertentes, está a análise da contaminação do solo da região por resíduos liberados por uma empresa de metalurgia de chumbo que atuava no município do Recôncavo Baiano.


Segundo o coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Unifacs e uma dos coordenadores do projeto, José Ângelo dos Anjos, o estudo mostrou que, além do chumbo, há presença de outros elementos que comprometem a saúde da população da região como cádmio, arsênio e cobre.

A pesquisa que ainda não foi concluída também apresentará alternativas para recuperação do solo e sua utilização para desenvolvimento socioeconômico local.


A convenção que, acontecerá em Havana, de 16 a 20 deste mês, é promovida pela Sociedade Cubana de Geologia e pelo Ministério da Indústria Básica daquele país. O trabalho brasileiro será apresentado pelo professores José Ângelo dos Anjos (Unifacs) e Bernardino Figueiredo (Unicamp).