Tecnologia

CAMPUS PARTY BRASIL REUNIU MILHARES DE "CAMPUSEIROS" EM INFORMÁTICA

vide
| 26/01/2009 às 18:46
Jovens presentes na Campus Party Brasil
Foto: Foto: Rafael Rigues

  A edição 2009 da Campus Party Brasil, segunda vez que o evento foi montado no Brasil, chegou ao fim oficialmente ao meio-dia deste domingo, 25 de Janeiro.

  Segundo números da organização, durante sete dias 6.655 "campuseiros" (sem falar nos milhares de visitantes da área aberta de exposições), vindos de todos os 27 estados brasileiros e outros 21 países, conviveram no Centro de Exposições Imigrantes, participando de oficinas sobre temas tão variados quanto robótica, desenvolvimento de software e fotografia digital, compartilhando experiências e aproveitando uma conexão de banda-larga à internet de 10 Gb/s, a maior já oferecida no país.

Em comparação ao evento do ano anterior, muita coisa melhorou: o espaço era maior e a infra-estrutura, como barracas, chuveiros e banheiros, foi bem melhor, assim como a distribuição das atividades pelo espaço físico, que sem escadas e rampas se tornou mais acessível.

NOMES INTERNACIONAIS

O conteúdo das apresentações foi de alto nível, com a participação de nomes internacionais como Tim Berners-Lee, o "pai" da Web, e John Maddog Hall, um dos principais expoentes do mundo do software livre, e discussões sobre temas polêmicos que podem afetar todos nós, como o futuro da Internet no Brasil face à Lei
Azeredo.


Claro que nem tudo foram flores: no primeiro dia, mesmo após a abertura oficial, algumas bancadas permaneceram até uma hora sem acesso à internet, havia longas filas para o refeitório e faltou água quente nos chuveiros.
 
Talvez a maior reclamação se refira à acústica do local, muito barulhento: alguns "palcos" para palestras eram literalmente um ao lado do outro, o que tornava impossível, por exemplo, que os participantes da palestra sobre a linguagem de programação Lua ouvissem alguma coisa com o Debate sobre a Lei Azeredo (e suas vaias, palmas e protestos) acontecendo bem ao lado.


Durante os sete dias a equipe do iG participou de forma integral da festa. Alguns de nós acamparam lá, entre os campuseiros. Outros iam e voltavam, todos os dias. Conversamos, fotografamos, filmamos e descrevemos tudo o que aconteceu, alimentando vários blogs e o canal de tecnologia. Se você perdeu alguma coisa, não se preocupe: basta consultar o resumo completo de nossa cobertura abaixo. E até a