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A chave trava o celular
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Além de ligarem os motores, as chaves dos automóveis já servem para travar e destravar as portas, ligar e desligar o alarme e até mesmo acionar o ar-condicionado.
Engenheiros da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, aproveitaram essa onda de facilidades embutidas nas chaves e criaram uma nova funcionalidade: uma chave de carro que evita que os motoristas falem ao celular ou enviem mensagens de texto enquanto estão dirigindo.
Bluetooth ou RFIDO sistema utiliza uma conexão sem fios, que pode ser via Bluetooth ou por radiofreqüência (
RFID) para interligar a chave do automóvel e o telefone celular do motorista.
Para ligar o motor, o motorista deve primeiro travar o seu celular. O celular passa a exibir a mensagem "Pare" na sua tela, e envia um sinal para a chave, liberando o acionamento do motor.
Celular travadoEnquanto o motor estiver em funcionamento, o motorista não consegue destravar seu celular, exceto para chamar os serviços de emergência, como polícia e bombeiros.
No caso do uso por motoristas mais jovens, os pais também têm a opção de liberar alguns números adicionais - o da própria casa ou dos telefones celulares deles próprios, por exemplo.
Se alguém ligar para o celular do motorista, o sistema responde automaticamente com uma mensagem "Estou dirigindo. Ligarei para você quando chegar ao meu destino em segurança."
Direção segura
sem celularO sistema, batizado de Key2SafeDriving (chave para uma direção segura, numa tradução livre), já foi patenteado pela Universidade e licenciado para a empresa Accendo LC.
O objetivo não é colocar as chaves anti-celular à venda diretamente para os consumidores. A empresa que licenciou a tecnologia planeja repassá-la para as operadoras de celulares, que poderão oferecer o serviço como mais um plano para seus clientes.
Big Brother automotivoOutra opção é unir os fabricantes de automóveis e as seguradoras, criando uma base de dados na qual o uso, ou o não-uso, do celular enquanto se dirige passará a contar pontos, que poderão se transformar em descontos na hora de renovar o seguro do carro.
No futuro, a base de dados também poderá incluir dados do GPS, registrando velocidade, frenagens rápidas e até mesmo avanços de sinal vermelho, calculados comparando-se a posição do motorista com uma base de dados de mapas, limites de velocidade, semáforos e assim por diante.