O número de internautas conectados em casa passou de 22,1 milhões nos três últimos meses de 2006 para 38,2 milhões no final deste ano.
De acordo com a pesquisa, o tempo de navegação médio dos brasileiros que acessaram a web pelo menos uma vez no mês passado caiu quase 1 hora em relação ao mês anterior, mas manteve o Brasil como o país de maior tempo médio de navegação mensal entre os dez pesquisados pela NetRatings.
Em novembro, os internautas ativos somaram 23 horas e 47 minutos de navegação. Ficaram mais próximos do Brasil em novembro a França, com 23 horas e 45 minutos, e a Alemanha, que marcou 23 horas e 5 minutos, segundo o Ibope.
Dos 38,2 milhões que têm acesso à internet em casa, 24,4 milhões navegaram em novembro, o que os fez usuários ativos, na definição do Ibope. O número equivale a um aumento de 3% sobre o mês de outubro e de 13% sobre novembro de 2007.
Interesses
"Por causa da crise financeira, a subcategoria de sites de notícias e informações sobre economia e finanças chegou a 11,6 milhões de usuários únicos. O crescimento foi de 12,4% desde setembro e de 23,8% desde agosto", diz o relatório.
"O uso dos sites de notícias em geral também cresceu em outubro, por causa da procura por informações sobre os resultados das eleições municipais. A audiência única da subcategoria ‘Eventos Correntes e Notícias Globais' passou de 12,8 milhões em setembro para 13,5 milhões em outubro", diz o relatório.
De outubro de 2007 a outubro de 2008, diz a pesquisa, a categoria "Viagens e Turismo", com expansão de 33,4%, foi a que registrou o maior percentual de aumento, seguida por "Automotivo" (26,9%), "Notícias e Informações" (25,7%) e ‘Finanças e Investimentos' (24,2%).