Tecnologia

PINHEIRO VEM COM MINISTRO HÉLIO COSTA PARA INAUGURAR TV DIGITAL

Vide
| 28/11/2008 às 21:26
  O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), acompanha o ministro das Comunicações, Hélio Costa, na solenidade que vai marcar o início das transmissões da TV Digital em Salvador na próxima segunda-feira, dia 01/12. Costa vai assinar os termos de consignação dos canais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital com as emissoras de rádio e televisão.


 Segundo Pinheiro, autor do projeto de lei (PL 6525/2006) de implantação da TV Digital no país, é grande a expectativa em relação à chegada da TV Digital a Salvador para consolidar um dos seus principais objetivos que é a universalização do acesso à comunicação. Salvador será a sétima capital brasileira a receber o sinal da TV Digital, que já está disponível em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre.


Para o deputado, "a chegada da TV Digital não pode ser tratada apenas como um instrumento da qualidade ou melhoria da imagem na televisão. Ela é uma ferramenta de real possibilidade de interatividade. O debate deve passar pela capacidade dela de fazer chegar a informação em todos os lugares, de universalizar informação, serviços, cultura".


  INTERATIVIDADE

O lançamento da TV Digital em Salvador ocorre no momento em que as primeiras transmissões digitais, iniciadas em São Paulo, completam um ano. Segundo o cronograma estabelecido por decreto (Nº 5.820, de 29 de junho de 2006), até dezembro de 2009, todas as capitais terão canais digitais; até dezembro de 2013, a tecnologia chegará a todos os municípios brasileiros; a partir de julho de 2013, o Ministério das Comunicações somente outorgará a exploração do serviço em tecnologia digital; e o sistema analógico será desativado em junho de 2016.


"Até lá, a transmissão analógica ocorrerá simultaneamente à digital. Ou seja, os soteropolitanos e brasileiros têm oito anos para trocar seus aparelhos, período em que eles funcionarão sem problemas, mesmo sem o conversor digital", afirma Pinheiro, que propôs à CCTCI um seminário, dia 16, na Câmara dos Deputados, para avaliar o que foi feito até agora, os problemas enfrentados pelo setor e os passos que ainda precisam ser dados para que se consolide a mobilidade e a interatividade no Sistema Brasileiro de Televisão Digital.