Funcionando inicialmente com dez computadores de última geração, com espaço para dois alunos por bancada, o CDC da Câmara utiliza a plataforma Linux, software livre que não acarreta nenhum custo para o Poder Legislativo de Salvador. "O espaço digital é uma realidade, possibilitando à população o acesso às tecnologias digitais", destaca o presidente da Câmara, vereador Valdenor Cardoso (PTC).
"Nosso objetivo é a inserção de quem quer que seja ao mundo digital, notadamente a população mais carente. Saber operar um computador significa ampliar o currículo e mais chance de ingresso no mercado de trabalho", assegura Valdenor.
Monitores
Para ter acesso à sala e utilizar o computador, o cidadão já pode proceder da seguinte forma. Inicialmente se cadastrará no CDC da Câmara, no próprio Centro de Cultura, também na Sala 3, apresentando a identidade. Depois haverá a formação das turmas para o início do curso de capacitação à era digital.
O CDC ficará aberto à população de segunda à sexta-feira, das 8 às 12, e 14 às 18 horas. Os monitores da Câmara Rafael Ferreira e Luan Carneiro, ambos treinados pela Secretaria de Tecnologia e Informação do Estado, vão ficar responsáveis pelas aulas teóricas e práticas.
O objetivo do CDC é capacitar a população para o mundo digital, facilitando o acesso à Internet e utilização de programas de editoração de texto e tratamento imagens, conhecimentos requeridos cada vez mais no concorrido mercado de trabalho.