Agora, o estudante da 7ª série do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia não precisará mais pagar pelo serviço, pois o distrito já conta com um Centro Digital de Cidadania (CDC), do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado.
Nesta quinta-feira (2), o secretário estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, inaugurou este e outros CDCs - em Valilandia, também no distrito da Valente, em Queimadas, na mesma região, no distrito de Castelo Branco, em Itaquara, e na Escola Municipal do Cruzeiro, em Jaguaripe.
Em Santa Rita de Cássia, o pequeno Tairone disse que agora seu blog, denominado Tairone Potter, inspirado no bruxinho Harry Potter, "vai bombar", com o CDC.
"Foi uma maravilha. Agora não vou mais ter que pagar R$ 2, por hora, para usar o computador", observou.
Já a professora Ana Zilda afirmou que o CDC será de grande utilidade, "pois, em um mundo globalizado, os estudantes precisam realizar muitas pesquisas pela Internet".
"Foi o maior presente que a comunidade recebeu este ano", afirmou o presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Rita de Cássia, Eisvaldo Lopes de Matos.
Em Valilandia, a 18 quilômetros da sede, a alegria não foi menor com a chegada do CDC, que poderá ser utilizado por qualquer um dos cerca de 2 mil moradores da região.
"Agora poderemos incluir as pessoas no mundo digital", declarou o gestor do CDC instalado na escola comunitária local, Fernando Paes da Mota.
Para o presidente da Associação de Moradores de Valilandia, Rodrigo Reis de Almeida, o novo equipamento garantirá o acesso da comunidade às Tecnologias da Informação e
Comunicação.
Mais de 500 CDCs
Em toda a Bahia, já são mais de 500 unidades em funcionamento, garantindo a inclusão sociodigital de 600 mil pessoas.
Nos centros é possível fazer trabalhos escolares, enviar currículos, tirar segunda via de contas, entregar declarações ou mesmo aprender e ficar íntimo dos computadores, aumentando as perspectivas de empregabilidade.
Programa
O Cidadania Digital possui ações de capacitação e cidadania, potencializando novas possibilidades de renda para as comunidades envolvidas.
Em média, 43 mil pessoas passam pelos Centros Digitais de Cidadania diariamente. Entre os mais de 500 mil usuários cadastrados, há uma grande parcela de estudantes que utilizam os CDCs para aprofundar os conhecimentos de salas de aulas e pessoas que tiveram nas unidades o primeiro contato com computadores.
O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do programa têm renda familiar de até dois salários mínimos.
O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital - 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% freqüentam escola pública.