Tecnologia

TRE USARÁ SATÉLITE T-SAT PARA TRASMITIR DADOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Vide
| 04/09/2008 às 13:00
Seguindo um constante processo de modernização, a Justiça Eleitoral tem utilizado o que há de mais seguro e avançado para agilizar a votação e apuração nas eleições. Um exemplo disso é a urna eletrônica, introduzida há 12 anos nos pleitos da Bahia, substituindo o voto por cédula.

Nessas eleições, o T-Sat, um avançado modelo de tecnologia de transmissão de dados via satélite, será utilizado para apuração de votos em sete locais de totalização na Bahia, tornando ainda mais rápida a apuração, que, nos moldes tradicionais, já tem sido encerrada no mesmo dia da votação.

No modelo tradicional, aplicado desde o referendo de 2005, os votos de seções próximas são enviados a um local de transmissão remota, para que sejam contabilizados e enviados via modem para o sistema de apuração, na central de totalização. Contudo, algumas urnas demoravam mais tempo para chegar aos pontos de transmissão remota, em razão da distância, do difícil acesso ou da ausência de tecnologia para emissão via modem.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE fez, portanto, um levantamento de quais eram as urnas que mais demoravam a totalizar e estudou a melhor forma de atender à demanda de agilização. O T-Sat foi, então, oferecido aos cartórios destas zonas eleitorais como a alternativa mais rápida para a transmissão dos dados da votação.

No pleito deste ano, devem ser montados cerca de 70 pontos do modelo tradicional em Salvador e dez no interior, além dos sete pontos com o T-Sat, todos no interior.