Tecnologia

GOVERNADOR INAUGURA CENTRO DIGITAL DA CIDADANIA EM JEQUIÉ

Vide
| 30/07/2008 às 14:43
   O deputado estadual Yulo Oiticica (PT) participou nesta manhã (30) da inauguração do Centro Digital de Cidadania (CDC), em Jequié, no Sudoeste baiano, a 359 quilômetros de Salvador.
 
  Parte do programa Cidadania Digital, o CDC é equipado com dez computadores conectados à internet, uma impressora e um servidor de rede, que utilizam programas livres. No município, ele foi instalado na Paróquia Nossa Senhora da Aparecida e contou com a presença do governador Jacques Wagner.

  Segundo o parlamentar petista, o município de Jequié terá acesso a informação, principalmente, no segmento juvenil. "A iniciativa demonstra a sensibilidade do governador Jacques Wagner e deste governo, que implementa uma política de combate à violência através da qualificação profissional", explica Yulo.

   Saúde Pública 

    Ao lado do governador, Yulo também participou da entrega de obras de melhorias do Hospital Geral Prado Valadares. A pediatria foi reformada e totalmente equipada, ampliando o número de leitos de 15 para 18. Além disso, recebeu um quiosque para recreação e uma brinquedoteca.

  Na Unidade de Terapia Intensiva foram reativados mais cinco leitos, que passaram a funcionar depois da correção de problemas estruturais originados desde a sua inauguração, em 2006. Também serão entregues a farmácia hospitalar devidamente reformada, climatizada e informatizada e o laboratório totalmente automatizado, com tecnologia de ponta nas áreas de hematologia, bioquímica, hemogasometria e imunologia, que passa a realizar 69 diferentes exames.

  Outro serviço que será inaugurado é o de endoscopia digestiva alta para os casos de urgência e emergência.

  Nesse governo, o HGPV já recebeu mais de meio milhão de reais em novos equipamentos e possui mais de 1 milhão em processo de compra. Teve ainda um acréscimo de investimento em recursos humanos da ordem de R$ 6,7 milhões anual, decorrente do redimensionamento do quadro de pessoal que estava deficitário.

   Foram contratados mais de 149 médicos, 67 enfermeiros, 130 auxiliares de enfermagem, 13 fisioterapeutas, 12 assistentes sociais, três nutricionistas, oito técnicos em patologia, três terapeutas ocupacionais, cinco psicólogos, sete técnicos em radiologia, três bioquímicos e dois cirurgiões dentistas.