Tecnologia

CONTRIBUINTES DO ESTADO VÃO USAR CENTROS DIGITAIS PARA ACESSAR SEFAZ

Veja como fazê-lo
| 29/05/2008 às 17:50
Contribuintes não precisarão se deslocar de algumas cidades para acessar Sefaz (Foto/Agecom)
Foto:

  Os contribuintes do Estado têm agora mais uma forma para utilizar os serviços da Secretaria da Fazenda (Sefaz) sem precisar se deslocar até algum dos municípios-sede das inspetorias. Isso será possível graças à parceria firmada entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Sefaz para ampliar a capacidade de atendimento on-line aos contribuintes por meio dos centros digitais de cidadania (CDCs) do Programa de Inclusão Sociodigital.


  O projeto consiste na preparação dos técnicos que trabalham como monitores nos CDCs para atuar como orientadores dos contribuintes no acesso aos serviços do site da Fazenda estadual na internet: http://www.sefaz.ba.gov.br/ .


  Intitulado de Inspetoria Virtual, o curso de capacitação dos monitores começou na segunda-feira (26) e tem previsão para durar 10 dias. Atualmente, a Secretaria da Fazenda disponibiliza 105 funcionalidades em seu portal, que vão desde a autorização de impressão de documento fiscal até a obtenção da certidão negativa de débitos.
 
Em 2007, foram realizados mais de 20 milhões de visitas ao site da Secretaria da Fazenda.


"Com essa parceria, a Sefaz possibilita ao contribuinte o acesso aos seus serviços através da estrutura tecnológica dos CDCs da Secti. Além disso, um dos objetivos da secretaria é o de tornar mais ágil e eficiente o atendimento ao contribuinte, melhorando os serviços disponíveis e, sempre que possível, implementando novas ações de modernização como esta", afirmou o secretário da Fazenda, Carlos Martins.

Estrutura dos CDCs


O Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia conta hoje com 364 centros digitais de cidadania, que possibilitaram mais de 7 milhões de acessos à internet em 2007. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, o acesso às tecnologias da informação e comunicação é uma questão prioritária no mundo contemporâneo e uma necessidade da população baiana, principalmente do interior.


"O Cidadania Digital é uma resposta do Estado à 20ª colocação da Bahia em acesso à internet entre os estados brasileiros, com 87% de excluídos digitais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006 do IBGE", explicou Ferreira. Em média, 43 mil pessoas passam pelos CDCs diariamente.