Cerca de três quilos de lixo eletrônico são gerados a partir da fabricação de cada quilo de computador. Considerando os milhões de computadores e outros aparelhos eletrônicos, como celulares, MP3 e videogames, fabricados todos os anos e outros milhões descartados, uma imensa quantidade de lixo tecnológico é despejada no planeta todos os dias.
Esse número tem crescido numa média de 5% a cada ano. Além disso, o processo de fabricação desses equipamentos envolve grande quantidade de elementos químicos e gases tóxicos.
O que fazer para evitar um colapso do material descartável gerado pelo avanço da tecnologia é o tema que norteia a VIII Escola Regional de Computação dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, o Erbase 2008, evento que acontecerá de 14 a 18 de abril no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia, Ufba.
O evento, organizado pelo Departamento de Ciência da Computação e pelo Centro de Processamento de Dados da Ufba, ocorre sob a coordenação dos professores Luciano Porto Barreto e Débora Abdalla, e tem como tema principal os "Problemas Ambientais do Lixo Tecnológico".
O evento conta com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) dos três estados, e deve ter a participação de mais de 800 congressistas. As inscrições continuam abertas. Informações podem ser obtidas no site www.ebrase2008.ufba.br