O garoto tem apenas 19 anos de idade
Com o projeto denominado Análise Numérica e Experimental de um Sistema de Conversão Direta da Energia Solar em Energia Térmica para o Tratamento de Recursos Hídricos, Denilson Luz Freitas, 19 anos, estudante de Engenharia Elétrica, lotado no Núcleo Regional da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), em Vitória da Conquista, foi classificado como o melhor trabalho da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia - Febrace, que ocorreu recentemente na Universidade de São Paulo (USP).
O jovem pesquisador concorreu com mais de mil trabalhos, ficando entre os 266 para participar da Febrace e da II Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do Mercosul, que aconteceu simultaneamente. O trabalho de Denilson Freitas foi classificado como o melhor do evento, sendo escolhido para representar o Brasil em uma feira internacional que ocorrerá em Atlanta, nos Estados Unidos, no período de 10 a 16 de maio deste ano.
Dessalinizador solar Por seis vezes, Denilson foi chamado ao palco para ser aplaudido e receber medalhas e certificados pelo trabalho que vem desenvolvendo na Cerb, empresa da Secretaria de Meio Ambiente de Recursos Hídricos. O projeto ,ainda em fase de teste, consiste na elaboração de um dessalinizador solar de baixo custo para populações carentes.
O custo final da produção do equipamento é de aproximadamente R$ 145,00 para um investimento total da pesquisa da ordem R$ 945,00. "Ainda serão feitos alguns ajustes, mas a eficiência térmica global já é de 47% e a produtividade média diária foi de 22 litros por metro quadrado/dia, suficiente para o consumo humano de uma família composta por quatro pessoas, considerando que cada indivíduo consuma até cinco litros por dia", salienta Denilson. A água resultante do processo de dessalinização foi analisada e considerada potável validando o funcionamento do sistema apresentado.
INCENTIVO A PESQUISA
Para o presidente da Cerb, Cícero de Carvalho Monteiro, a empresa está incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias com menor impacto para o meio ambiente. Isso faz parte de uma nova política da diretoria, em busca de novos equipamentos. O engenheiro Lindemberg Mello, chefe da Divisão de Energias Renováveis da Cerb, disse vem acompanhando o trabalho e novos ensaios serão realizados em outras épocas do ano para validar a eficiência térmica e a vazão de dessalinização obtida atualmente", acrescenta o engenheiro.