Tecnologia

LIXO TECNOLÓGICO: O QUE FAZER COM ELE? DEBATE EM SALVADOR, EM ABRIL

Veja como v pode participar
| 20/03/2008 às 10:20
    Quando mensagens inconvenientes e indesejáveis como aquelas correntes de amor e de sorte, malas diretas e propagandas lotam nossas caixas de entrada de e-mails, sabemos o que fazer. Basta clicar no botão "excluir" para eliminar este tipo de lixo virtual.

   Mas o que fazer com o computador antigo, que está encostado num canto qualquer da casa, e de tão velho não serve nem para ser doado? E o que fazer com as baterias dos celulares? É o lixo gerado pela evolução tecnológica e pela atualização, cada vez mais rápida, que levanta uma grande preocupação. Lixo tecnológico: O que fazer com ele?

  E por isso mesmo, visando debater o tema geral "Problemas Ambientais do Lixo Tecnológico", a Sociedade Brasileira de Computação, SBC, promove em Salvador, de 14 a 18 de abril deste ano, a oitava edição da Escola Regional de Computação dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, ERBASE, organizada pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia e pelo Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia sob a coordenação dos professores Débora Abdalla e Luciano Porto Barreto.

  EVENTO

O evento conta com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) dos três estados, e deve ter a participantes de 800 congressistas.
As inscrições estão abertas. Informações podem ser obtidas no site site http://www.erbase2008.ufba.br/, ou solicitadas pelos telefones  (71) 3241-4008 - 3243-3984, ou e-mail [email protected].

Principal acontecimento acadêmico de computação na região, a ERBASE visa promover a disseminação de conhecimentos e experiências agregando as instituições de ensino superior dos três estados. O encontro vai acontecer no Pavilhão de Aulas da Federação, PAF, no Campus de Ondina, em Salvador, e é aberto também a qualquer pessoa que se interesse pelo tema e por esta área do conhecimento.

Os professores Débora Abdalla e Luciano Porto informam que a oitava edição da ERBASE destaca os problemas ambientais relacionados às tecnologias de informação e comunicação como tema principal do evento. O chamado lixo tecnológico provocado pelo descarte indevido de equipamentos eletrônicos e, em especial, equipamentos de informática, (computadores pessoais, laptops, monitores de vídeo e baterias, além de PDAs, smartphones, tocadores de MP3 e MP4 e videogames) tem provocado danos consideráveis ao meio ambiente e à qualidade de vida das populações expostas a esse tipo de dejeto.

Para se ter uma idéia da gravidade do problema basta considerar que a indústria tem previsão de vender este ano 10,1 milhões de computadores e 48,8 milhões de novos celulares.  As estimativas são de que mais de 30 milhões de aparelhos antigos serão descartados até o final do ano.

A programação da ERBASE contempla ainda palestras, mini-cursos, laboratórios, e painéis sobre temas de interesse geral; workshop de trabalhos de iniciação científica e graduação Bahia-Alagoas-Sergipe; workshop de educação em informática; workshop de inclusão digital, dentre outras abordagens. A programação geral pode ser vista no site www.erbase2008.ufba.br.