Todo cuidado é pouco neste Natal e final de ano. Só abra mensagens em seu computador de pessoas conhecidas. Tentações do tipo striptase de mamãe noel, cartões de final de ano com promoções, viagens que você foi contemplado e outros trambiques, não acesse.
Piratas virtuais aproveitaram a época de Natal para espalhar um código malicioso conhecido como storm worm, que tem como alvo os usuários do sistema operacional Windows. Quando infectada, a máquina pode ser invadida e controlada por pessoas mal-intencionadas.
Para fazer com que os internautas usem o link sugerido via e-mail, os piratas oferecem um site com imagens de mamães noel. Quando o usuário visita a página, encontra um ícone de download para baixar as fotos das mulheres, que só então tirariam suas roupas temáticas. Ao clicar, o usuário baixa em seu computador o código malicioso que deixa o PC vulnerável.
Os títulos das mensagens, em inglês, também estão no clima de Natal: "Your Secret Santa", "Santa Said, HO HO HO" e "Warm Up this Christmas" são algumas delas.
"Apesar do disfarce, esse código malicioso não é um presente de natal. Os piratas atacam em qualquer data, e os usuários devem ser cautelosos ao clicar em links sugeridos via e-mail", aconselha Graham Cluley, consultor da empresa de segurança Sophos.