Vale lembrar que o secretário da pasta, Ildes Ferreira, é de Feira de Santana. Daí que, por mera coincidência ou não, o primeiro CVTT será inaugurado nesta cidade.
Também voltado para a transferência de conhecimentos técnicos nas áreas de serviços e processos produtivos, o CVTT vai permitir a expansão da educação profissional, a realização de treinamentos e de cursos de curta duração, qualificando e requalificando trabalhadores, além da difusão e transferência das tecnologias geradas a partir de demandas do setor produtivo.
A unidade dispõe de laboratórios de física, química, biologia, soldagem, análise de água, solos e pastagem, oficina de eletromecânica, sala de videoconferência, laboratórios de inclusão digital e uma biblioteca multimídia, com acervo de livros, revistas, CD-ROM, e vídeos, além de salas polivalentes para aulas teóricas.
O CVTT oferecerá cursos permanentes e eventuais. O início das aulas está previsto para logo depois do Carnaval. No total, a Bahia deve receber 37 CVTTs, cada um ligado à vocação do território instalado, como turismo, produtos cárneos ou tecnologia da informação e comunicação.