Tecnologia

SECRETÁRIOS DE TECNOLOGIA DISCUTEM APLICAÇÕES DE MAIS VERBAS NO NE

Fórum reuniu secretários estaduais de CT&I
| 22/11/2007 às 18:09
  O impacto do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional foi discutido hoje (dia 22), num fórum que reuniu em Salvador os secretários estaduais de CT&I das regiões Norte e Nordeste.

   O secretários discutiram alternativas para o repasse federal que ajude a amenizar as desigualdades entre as regiões, já que historicamente os investimentos ficam mais concentrados no Sul e Sudeste.
 
  As conseqüências desse desnível incluem a evasão de doutores formados em universidades do Norte e Nordeste para sistemas mais consolidados, além da carência, nestes locais, na formação de mão-de-obra para as áreas tecnológicas.

  O secretário de CT&I da Bahia, e anfitrião do encontro, Ildes Ferreira, chamou a atenção para a necessidade de criar uma ação mais articulada na aquisição de recursos junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia e outros órgãos federais.

  Um dos dados que comprova essa desigualdade é o percentual de bolsas concedidas pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para alunos de graduação de instituições nordestinas no ano de 2006, que foi de 21,7%, menos da metade do que recebeu o Sudeste brasileiro (46,5%).
 
  De acordo com o secretário pernambucano, Aristides Monteiro, que é diretor da regional Nordeste do Conselho de Secretários Estaduais de CT&I, esse encontro na Bahia é o primeiro passo em prol da consolidação da parceria com foco no desenvolvimento regional.

  "Não podemos contar apenas com incentivos fiscais e de crédito para a promoção do desenvolvimento. É preciso notar que o conhecimento e a criatividade, inerentes à pesquisa científica, são características fundamentais", destacou Monteiro.