Dois professores da UNEB/ACSO participar da Simpósio em Itaparica
Pesquisador Marco Antonio Simões mostra uso da robótica nos sítios subaquáticos (F:BJ)
Foto:
A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) através da ACSO, seu núcleo de computação e sistemas ocupacionais, vai desenvolver um projeto de realidade aumentada através de um sistema de visão ótica por projeção, para atuar no ARCHEMAR/Itaparica, programa de arqueologia subaquática que se instalou na ilha com apoio da Unesco, Prefeitura de Itaparica, UFBA, Unicamp.
Os professores Josemar Rodrigues de Souza e Marco Antonio Simões participaram na última sexta-feira, 26, de palestras no Simpósio Internacional de Aqueologia Marítima das Américas, em Itaparica, e expuseram o projeto de realidade ambiental com uso de robôs subaquáticos e sistemas computadorizados, além da capacidade tecnológica que dispõe a equipe da UNEB, que será implantado na Baía de Todos os Santos.
Para o professor Josemar a realidade aumentada permitirá que as pessoas possam verificar, em ambiente de uma sala de projeções, o que se passa no fundo do mar inclusive sentido as sensações de um mergulhador, como se o espectador estivesse no sítio aqueológico marinho.
Situou, só para dar um melhor exemplo, que a realidade aumentada via computação é como se um cidadão estivesse pulando de paraquedas e sentindo o frio na barriga. "O sistema virtual permite todos esses tipos de sensações", comentou Josemar.
ROBÓTICA
A UNEB/ACSO pretende desenvolver robôs com capacidade de decisões próprias e que poderão captar imagens inéditas de sítios arqueológico da Baía de Todos os Santos, e que serão retransmitidas ao público através do sistema da realidade aumentada.
O pesquisador Marco Antonio da Costa Simões mostrou alguns desses robôs em operação, o Argos (1985), o Hérculos (2004), Mir (2005) lançados na área de naufrágio do Titanic, no início do século passado, e o SEA/BED (2006), que descobriu sozinho um sítio arqueológico no Mar Egeu (Grécia).
Os robôs - segundo Simões - têm capacidade de atuar em sítios já conhecidos, demarcados, e em sítios que não se conhecem ainda.