Tecnologia

BRASIL CAI 15 POSIÇÕES NO RANKING INTERNACIONAL DA GLOBALIZAÇÃO

Os BRICs são constituídos por Brasil, Rússia, Índia e China
| 26/10/2007 às 17:20
Brasil caiu 15 posições em um ranking anual de globalização promovido pela empresa de consultoria A.T. Kearney e pela revista "Foreign Policy".


O Índice de Globalização, que avaliou como 72 países estão se "conectando globalmente", mostrou que o Brasil passou da 52ª para 67ª colocação, ficando logo atrás da China e três posições à frente da Índia, que figurou em penúltimo na listagem. O último lugar ficou com o Irã.


Os resultados do Brasil foram prejudicados pela entrada de novos países no relatório e pelas baixas pontuações nos indicadores de comércio (70ª), investimentos estrangeiros diretos (58ª), remessas e transferências pessoais (68ª) e remessas do governo (66ª).

Apesar de não ter alcançado uma boa posição no ranking (62ª), a Rússia foi o país mais bem colocado entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China).


Internet


Além de dados econômicos, o ranking analisou outros aspectos da globalização nos países, como a quantidade de tratados internacionais assinados pelos governos, o número de usuários da internet e informações sobre chamadas telefônicas internacionais e sobre viagens e turismo.


Segundo Janet Pau, diretora da A.T. Kearney que trabalhou no relatório, o principal fator que explica a queda do Brasil foi a redução dos investimentos estrangeiros diretos. Em 2004, o país atingiu um pico nesse tipo de investimento, com fusões nos setores de alimentação e telecomunicações.


Pelo terceiro ano consecutivo, Cingapura ficou em primeiro lugar, seguida por Hong Kong, que estreou na lista dos dez primeiros. A Holanda galgou quatro posições atingindo o terceiro lugar, seguida pela Suíça e Irlanda.

Os 72 países analisados representam 97% do PIB e 87% da população mundiais.