Tecnologia

BUZU DIGITAL REVELA MUNDO DA INFORMÁTICA PARA ADOLESCENTES

O Buzu Digital é da Prefeitura de Salvador
| 30/08/2007 às 20:08

  Estacionado na Praça Municipal desde o dia 17, o Buzu Digital - uma iniciativa do Mais Social - tem estimulado dezenas de adolescentes a buscar uma formação continuada nessa especialidade e muitos deles já começam a se mobilizar, seja verificando a possibilidade de obter bolsas de estudo ou fazendo contatos com empresa em busca de estágios.

 A iniciativa já certificou um total de 20 crianças e adolescentes no curso introdutório de informática, que utiliza os conhecimentos adquiridos na elaboração de trabalhos escolares.


  O instrutor Fabiano Santos explicou que no Buzu Digital crianças e adolescentes fazem introdução à informática, tomam conhecimento dos sistemas operacionais, editores de texto e Internet. Segundo ele, serão atendidas 70 pessoas, a maioria das quais já está inscrita. O curso tem a duração de  10 dias. A clientela é formada por adolescentes que se localizam na faixa etária de 12 a 18 anos e para se habilitar o candidato deve pagar uma taxa de R$ 5 e aguardar o chamado.


 A maioria dos participantes toma conhecimento do curso através dos seus pais que se encarregam de inscrevê-los. É o caso de Fernando Santana Pinto, de 16 anos, morador da Fazenda Grande do Retiro, estudante do primeiro ano do Ensino Médio. Ele tomou conhecimento do Buzu Digital através da sua mãe e considera a iniciativa uma boa oportunidade de começar uma formação profissional. Após concluir o curso, o estudante pretende visitar empresas que atuem na área de informática para dar seqüência à formação já iniciada.


 Tainá Cajaíba, de 15 anos, que mora no Dois de Julho, encontrou no Buzu Digital um forte aliado dos seus estudos regulares. Ela cursa a 8ª série do Ensino Fundamental e utiliza o conhecimento adquirido na elaboração dos seus trabalhos "e isso melhorou o meu desempenho - confessa - e até os professores têm notado as mudanças pela qualidade dos trabalhos que venho apresentando". Paula Cristina, outra participante do Buzu Digital, já está pensando em outros cursos da área de informática e até mesmo ocupar uma vaga no mercado de trabalho.


O programa


 Desenvolvido pela Organização Não-Governamental Mais Social, em parceria com a Prefeitura de Salvador, o Programa Buzu Digital também está oferecendo cursos na comunidade de Caixa d´Água, porém as aulas estão sendo ministradas numa sala, munida de computadores, nas dependências da Associação de Bairro Olorum Babamim.

A proposta itinerante visa levar às comunidades pobres de Salvador o ensino de informática, onde o aluno paga apenas uma taxa de inscrição de R$ 5.

O curso é dividido em períodos de dez dias, com 90 minutos de aula diariamente, pela manhã ou à tarde. Durante os dez dias de aula, os alunos recebem instruções sobre iniciação à informática, sistema operacional Linux, digitação e internet. Ao final do curso, eles recebem os diplomas de conclusão.


De acordo com o coordenador Paulo Rivas, o programa tem tido excelente aceitação. "O contato é feito através das associações de bairro, porém já temos comunidades cadastradas para até o final de 2008", afirma. Criado em julho de 2006 pelo Mais Social, o programa já formou 574 pessoas, nas regiões de Santa Cruz, Fazenda Grande II, Itapuã, Periperi e Jardim Nova Esperança.