Tecnologia

REDES DE SENSORES VÃO MONITORAR INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE AVIÕES

O monitoramento já está sendo testado
| 05/08/2007 às 18:20
  O conceito de redes de sensores já atraiu a atenção dos mais diversos segmentos, tanto nas universidades e centros de pesquisas quanto na indústria, devido principalmente à sua capacidade de monitoramento contínuo e em tempo real.

  As possibilidades de uso desses sensores interconectados vão desde o monitoramento do meio-ambiente até o acompanhamento da resistência estrutural de pontes, viadutos e equipamentos industriais.

  Monitoramento da
  integridade estrutural


  Agora, pesquisadores do Laboratório Sandia, Estados Unidos, desenvolveram uma nova rede de sensores que será utilizada para monitorar a integridade estrutural de aviões, antes que micro-falhas de material possam colocar em risco a aeronave e seus passageiros. O sistema já foi homologado pela empresa Boeing, que deverá passar a utilizá-lo em seus futuros aviões.

  "Com sensores checando continuamente os primeiros sinais de desgaste, você pode restringir seus esforços de manutenção para quando necessitar de intervenção humana," diz o engenheiro Dennis Roach, ressaltando o impacto que as redes de sensores poderão ter também sobre os custos de manutenção das aeronaves.

  Outro benefício dos sensores integrados à estrutura de aviões e outros veículos é a possibilidade do registro detalhado de falhas inevitáveis, como acontece durante os acidentes. Se essas redes de sensores já fossem utilizadas, por exemplo, no acidente com o avião da Gol, que chocou-se com um jatinho executivo há alguns meses, seria possível descrever com detalhes toda a seqüência de danos estruturais sofridos pelo avião. Esse tipo de informação é essencial para o desenvolvimento de novos ítens de segurança.