O novo sistema de autorização começa a funcionar no dia 13 deste mês. A partir daí, quando o médico solicitar um exame de imagem de média ou alta complexidade - a princípio, o projeto inclui ressonância magnética e tomografia computadorizada -, o beneficiário não precisará mais entrar em contato com o Planserv através da Central de Marcação de Exames (CME).
Ele irá direto à clínica ou hospital de sua preferência, onde entregará a guia preenchida pelo médico. Em seguida, o prestador transforma a solicitação num cadastro de atendimento e o encaminha eletronicamente para o Planserv autorizar.
O retorno da autorização para o prestador, também por meio eletrônico, será feito de acordo com regras e parâmetros preestabelecidos. Os casos de urgência serão autorizados de forma imediata.
Segundo o coordenador de Gestão de Sistemas Informatizados do Planserv, Murilo Mendonça de Aguiar, a nova rotina trará comodidade para beneficiários, prestadores e também para o plano.
"O encaminhamento eletrônico dos dados será feito por operadores que conhecem a realidade de cada unidade de saúde, o que reduzirá problemas que aconteciam freqüentemente, como falta de nitidez e outras ineficiências do processo de envio por meio de fax. O resultado será maior rapidez no atendimento ao beneficiário", afirmou Murilo.
Outra vantagem é que no site do Planserv (http://www.planserv.ba.gov.br/) o beneficiário poderá acompanhar o andamento de sua autorização (basta acessar o link ‘beneficiário' e clicar na opção ‘situação da autorização').
Embora o projeto seja auto-explicativo, o Planserv distribuirá entre os prestadores um manual que orienta detalhadamente cada passo para a alimentação do sistema e efetivação da autorização dos procedimentos. Em caso de dúvidas, a unidade de saúde deve entrar em contato com o Planserv (Coordenação de Autorização).
Agendamento
O Planserv está reduzindo de forma progressiva os prazos de agendamento dos procedimentos que dependem, como em qualquer outro plano, de prévia autorização. Até 2006, somente solicitações recebidas até o dia 5 de cada mês eram agendadas no mesmo período, ficando as demais para o mês seguinte. Esse prazo vai ser eliminado em 80% dos procedimentos, a partir de setembro, em benefício dos usuários.
Alguns agendamentos serão mantidos, dentro de critérios de razoabilidade e respeitando parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como no caso das cirurgias bariátricas (redução de estômago). O Planserv autoriza mensalmente até 75 dessas operações