Mais uma turma, desta vez com 115 alunos, do Jardim Nova Esperança, recebeu os certificados de conclusão do curso gratuito de informática oferecido pelo Programa Buzu Digital, da Organização Não-Governamental Mais Social.
Implantado em julho de 2006, o Buzu Digital, em um ano, já formou 562 alunos, de 10 a 18 anos, em mais outros quatro bairros, Fazenda Grande II, Santa Cruz, Itapuã e Periperi. A partir de agosto o Buzu Digital estará no bairro da Caixa d'Água.
O Buzu Digital é um ônibus adaptado para uma sala de aula, com onze computadores ligados à internet. O veículo permanece cerca de 45 dias em um bairro pobre da cidade, onde são realizados os cursos de iniciação à informática no sistema operacional Linux, digitação e internet, em turmas matutinas e vespertinas.
"Nosso objetivo é proporcionar a esses jovens a inclusão digital e conseqüentemente ampliar os seus conhecimentos para o mercado de trabalho", afirma Paulo Rivas, coordenador do programa.
Aline Santos de Souza, 15 anos, aluna da 8ª série, já tinha alguns conhecimentos sobre o computador, mas eram limitados. "Agora eu sei salvar texto, colar documentos e pesquisar na internet assuntos para a escola", disse, sorridente, ao receber o diploma. A mesma situação viveu Thais Marques da Silva, 13. "O curso foi muito legal e eu queria que durasse mais, para aprender mais", afirmou.
Lucas Rodrigues Leal dos Santos, 13 anos, também não escondia a alegria. Embora já tivesse e-mail e se comunicasse através dele - inclusive criou os e-mails dos seus colegas de turma, que não tinham - não conhecia um editor de textos. "No Buzu Digital eu aprendi que o computador tem mais serviços para oferecer do que eu imaginava", concluiu.