Tecnologia

TECNOVIA QUER INCENTIVOS FISCAIS PARA EMPRESAS DE BASES TECNOLÓGICAS

Este é um assunto que deverá ser apreciado pela Câmara de Vereadores
| 25/06/2007 às 19:51

  Estão sendo analisadas pendências para a implantação do TecnoVia na Avenida Paralela, em Salvador. O projetado parque tecnológico funcionará como um centro de convergência do Sistema Estadual de Inovação e abrigará centros de pesquisa, incubadoras, empresas de base tecnológica, além de escritórios de instituições públicas e acadêmicas.


  O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, se reuniu com secretários da prefeitura de Salvador para alinhar ações com o objetivo de acelerar a implantação do parque.


  Entre os assuntos debatidos na reunião, destaque para a necessidade de incentivos para que as empresas de base tecnológica se instalem no parque Tecnológico. O secretário Ildes Ferreira destaca que o empreendimento representará uma necessidade para o desenvolvimento sustentável na área de CT&I da Bahia.


  "O TecnoVia não é um projeto de curto prazo e sua maturação deve acontecer ao longo de 15 anos, mas o início da implantação deve acontecer nos próximos meses. A Bahia não pode continuar sendo a sexta maior economia entre os estados brasileiros, sem dispor de uma importante e moderna alavanca para o desenvolvimento, que é um parque tecnológico", disse.


   TRÊS EIXOS

   O projeto do TecnoVia é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), em parceria com a prefeitura de Salvador, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e instituições como a Federação das Indústrias do estado da Bahia (Fieb), universidades e centros de pesquisa.

   O parque tecnológico está sendo concebido em três eixos ou vias: a da inovação (como instrumento de atração de empresas), a da tecnologia (esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas) e a da ciência (estratégia de fortalecimento da produção científica local).


   Atualmente existem no Brasil cerca de 40 parques tecnológicos implantados e em fase de implantação, sendo 18 na região Sudeste, 12 na Sul, seis na região Nordeste, um na Centro-oeste e outro na norte. O Parque Tecnológico de Salvador - Bahia vai abrigar prioritariamente empresas das áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), biotecnologia e energia.